Postado em 03/07/2019 16:29 - Edição: Marcos Sefrin
Isso equivale a 2,2 bilhões de pessoas; dado é de um relatório produzido pela OMS e pelo UNICEF
De acordo com um relatório produzido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), cerca de 2,2 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso a serviços de água potável oferecidos de forma segura.
A publicação, lançada agora em junho, também aponta que 3 bilhões de indivíduos não possuem espaços adequados para lavar as mãos e que 4,2 bilhões não têm acesso a um sistema de esgoto sanitário seguro.
O relatório aponta que, desde 2000, 1,8 bilhão de pessoas passaram a ter acesso a serviços básicos de água potável. Porém, como o relatório enfatiza, apesar dos avanços, as lacunas no acesso a esses sistemas persistem, sendo frutos do agravo nas desigualdades.
O documento traz dados de 2000 a 2017 e mostra que, neste período, 2,1 bilhões de pessoas passaram a ter serviços de saneamento básico (abastecimento de água e esgoto sanitário). Entre os que ainda não têm acesso a esses serviços, 70% vivem em zonas rurais e um terço deles em países em desenvolvimento.
Anualmente, morrem em média 297 mil crianças com menos de cinco anos por diarreia associada à falta de saneamento básico e à higiene inadequada.
O relatório pode ser conferido na integra (em inglês) aqui.
Redação Observatório 3º Setor 24 de junho de 2019 Por: Mariana Lima
Ref.: https://observatorio3setor.org.br/
Ocorreu um erro de reconhecimento de sua tela. Atualize a página.