Postado em 09/01/2019 18:19 - Edição: Marcos Sefrin
Cenas de chamas consumindo o que, normalmente, seria uma floresta serena são sempre perturbadoras de se assistir. Por serem os incêndios uma força tão destrutiva para o meio ambiente, liberando milhões de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera e com o potencial para danificar propriedades e destruir vidas humanas, muitas vezes o fogo, na natureza, é considerado uma coisa ruim em todos os sentidos.
Mas incêndios naturais, como todas as coisas na natureza, também têm um propósito ecológico e fazem parte de um esquema maior que servir a um propósito humano. Enquanto, algo como 90% dos incêndios são causados pela atividade humana, os restantes 10% são desencadeados por um raio ou lavas de um vulcão, ou um cristal refletindo a luz em uma paisagem agreste.
Acontece que incêndios são, muitas vezes, um catalisador necessário para a mudança e regeneração de ambientes: abrindo caminho entre a vegetação morta para um novo ciclo de crescimento; o fogo tem a capacidade de renovar o habitat, alterando a paisagem, que tem o efeito de aumentar a qualidade a produtividade que beneficia diretamente toda a vida selvagem; fomentam a biodiversidade, incentivando a plantas e animais a se adaptar ao fogo; as queimadas removem as plantas invasoras que permite espécies nativas de prosperar; e, por último mas não menos importante, produzem cinzas que contêm elementos essenciais e que irão ajudar na regeneração da floresta.
O que é são as cinzas?
As cinzas de madeira são compostas, principalmente, de cálcio, potássio, fósforo, e magnésio mas também contém quantidades vestigiais de ferro,manganês, sódio, boro, zinco, cobre e molibdénio. Por ser ela material da combustão de materiais vegetais, que detém muitos dos elementos necessários para apoiar o crescimento, as cinzas tem sido usadas por jardineiros e agricultores como uma medida para a correção do solo. Se as cinzas de madeira for embalada e comercializada em lojas de jardim, teria um valor NPK (nitrogênio, fosforo, potássio)de 0-1-3.
Além de enriquecer a terra, cinzas de madeira tem muitos outros usos em casa e no jardim. Antes de começar a usa-las, no entanto, existem algumas coisas que você deve ter em mente:
Utilize apenas cinzas de madeira, que são livre de produtos químicos. Não utilize madeira tratada com pressão, carvão, briquetes, ou produtos comerciais como de queima lenta.
Para melhores resultados, cinzas obtidas a partir de madeiras como o carvalho e plátano têm cinco vezes mais nutrientes.
Nunca permita que fique próxima a materiais inflamáveis quando armazenadas, preferencialmente, em um recipiente metálico.
Ao manusear cinzas de madeira, sempre use luvas, proteção para os olhos e, quando no manuseio intenso, uma máscara de poeira. É recomendável que você use as mesmas precauções com cinzas de madeira como seria para lidar com lixívia, outra substância alcalina.
Nunca combine cinzas de madeira com fertilizantes nitrogenados, como ureia; isso irá produzir gás amoníaco, que é tóxico.
Não use cinzas de mudas de brotos jovens. Podem contém sais que danificam as plantas jovens.
Neutralizar o solo ácido
A menos que você esteja cultivando plantas de solo ácido como amoras, mirtilos, pimentas e azaléias, você vai querer manter um pH entre 6 a 7,5 em seus canteiros.
Este padrão é considerado ideal, pois nutrientes fertilizantes serão facilmente dissolvidos na água e melhor absorvido pelas raízes das plantas.
Solo ácido (pH inferior a 6) significa que as plantas não vão receber suficientemente o nitrogênio, fósforo, potássio; solo alcalino (um pH acima de 7,5), os vegetais não receberão doses adequadas de ferro, manganês e fósforo.
As cinzas de madeira contém até 70% de carbonato de cálcio e pode ser utilizado como um substituto para a cal. Ao contrário de calcário agrícola, que é de ação lenta, cinzas de madeira fazem a sua magia de forma rápida devido ao pequeno tamanho da partícula.
Deter lesmas e caracóis
No jardim, lesmas e caracóis podem causar estragos em suas plantas em um curto espaço de tempo.
Sob o manto da escuridão, eles podem consumir trechos inteiros de um canteiro, com uma preferência por plantas jovens que são devoradas mais rápido do que poderiam crescer.
Como um impedimento natural, cinzas de madeira polvilhada uniformemente ao redor das plantas individuais ou ao longo do perímetro de toda a horta tem um efeito desidratante.
Ao aplicar cinzas de madeira, para tentar evitar o contato direto com suas plantas e não se esqueça de re-aplicar após cada chuva.
Adicionar à sua pilha de compostagem
Cinzas de madeira adicionado à sua compostagem vão ajudar a aumentar os níveis de potássio, um nutriente essencial para a floração e frutificação.
Mas a inclusão de cinzas de madeira no composto deve ser feito com moderação. Muito do material pode aumentar o valor do pH acima dos 7,5 , que por sua vez irá danificar suas plantas.
Adicionar em plantas que gostam de cálcio
Embora cascas de ovos sejam uma excelente fonte de cálcio para jardim, cinzas de madeira são outra substância natural e que contém quantidades preciosas de carbonato de cálcio.
Espalhe as cinzas com moderação ao redor de plantas que necessitam de cálcio como macieiras, cenouras, tomates, batatas, couve-flor, brócolis, alface, couve de bruxelas, repolho e aipo.
Fazer um chá de cinzas
Assim como chá composto é um fertilizante orgânico impressionante, para todos os fins, chá de cinzas pode também ser fabricado para evitar ou corrigir deficiências de potássio.
Manchas marrons, pontas da folha de ondulação, amarelecimento entre as veias da folha, o crescimento das plantas mais lento, e rendimento de cultura reduzida são alguns dos sinais reveladores de que suas plantas não estão recebendo potássio.
E algumas plantas, como tomates, batatas, maçãs, framboesas, groselhas, e beterrabas são muito mais propensas a deficiências como essa.
Para fazer o chá das cinzas de madeira, coloque 2,5kg de cinzas em um saco de pano (como uma fronha velha) e amarre-o.
Coloque o saco de cinzas em 50 litros de água em infusão por vários dias. Uma vez que o chá de cinzas esteja pronto, despeje sobre resultado torno de suas plantas semanalmente.
Fertilizar seu gramado
Um pouquinho de cinzas de madeira no gramado pode ajudar a promover pastos mais verdejantes. Depois de aplicar as cinzas no seu quintal, molhe bem para impedir que os nutrientes benéficos se espalhem com o vento.
Fazer um banho de pó para galinhas
Como muitos pássaros, galinhas precisam tomar banho de poeira para manterem-se limpos.
Contorcendo e se debatendo ao redor na poeira é um comportamento social que permite que as galinhas limpem suas penas e pele, ao mesmo tempo removendo parasitas como piolhos e ácaros.
Se você estiver interessado na criação de galinhas de fundo de quintal , não se esqueça de incluir este ritual de higiene em seu processo de planejamento.
Misturado com areia, cinza de madeira fazem um maravilhoso substrato para o banho de poeira – suas galinhas vão adorar.
Fazer sabão
Os primeiros sabonetes foram feitos pelos antigos babilônios em torno de 2800 a.C. e utiliza uma mistura de gorduras animais e cinzas de madeira.
Com cinzas cria-se a soda cáustica. Quando soda cáustica (hidróxido de potássio) é misturado com gorduras animais ou óleos vegetais, ela se converte em sabão.
Adiciona-se um pouco de sal à mistura para fazer barras mais firmes.
Polir metais e vidro
Cinzas de madeira são abrasivas e podem ser usadas para polir prataria manchada, metais sem brilho, e vidro nublado. Pegue uma xícara de cinzas e adicione um pouco d’água para fazer uma pasta grossa.
Com luvas de borracha espalhe esta pasta em todo seus itens sem brilho. Deixe a mistura descansar por alguns minutos antes de limpar com um pano limpo.
Absorver maus odores
Como bicarbonato de sódio e carvão, cinzas de madeira são alcalinas e podem absorver e neutralizar os maus odores.
Tente colocar um pouco de cinza de madeira em uma tigela pequena e deixá-la na geladeira ou um quarto fechado e certifique-se de substituí-lo com novas cinzas depois de alguns dias.
Traduzido e adaptado de Natural Living Ideas.
Ref.: https://www.jardimdomundo.com/10-maneiras-de-usar-cinzas-na-casa-e-no-jardim/
Ocorreu um erro de reconhecimento de sua tela. Atualize a página.