Postado em 19/09/2018 14:57 - Edição: Marcos Sefrin
”Paranhos abriu ontem a Semana Nacional do Trânsito em Cascavel, conclamando a sociedade a participar do debate e a mudar atitudes no trânsito"
Cascavel é considerada uma cidade conectada e inteligente e, apesar de estar reduzindo ano a ano os óbitos no trânsito, ainda tem muito a conquistar em mobilidade urbana, mas principalmente quando o assunto é conscientização e atitude dos cidadãos no trânsito, como foi amplamente debatido na noite de ontem (18) durante a abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito, no Anfiteatro Emir Sfair. E, uma cidade inteligente, como afirmou o prefeito Leonaldo Paranhos, "protege o cidadão, seja ele pedestre, ciclista ou motorista, e eu sempre defendi e defendo esta integração no trânsito; estamos tentando, mas só tentar não basta. Precisamos ter soluções".
Para chegar a essas soluções, o prefeito defende a ampla participação da sociedade nesta luta por um trânsito mais humanizado, o qual o poder público incentiva e investe. "Não é possível não debatermos o assunto, pois estamos falando da importância da vida; não é possível que este tema não chame a atenção. São bilhões gastos com acidentes, medicamentos, consertos de veículos, conserto do patrimônio público, mas, acima de tudo, com vidas que perdemos prematuramente. Temos uma crise; uma correria das pessoas; a pressa das pessoas, todo mundo correndo atrás dos seus compromisso e a sensação de que o tempo está passando mais rápido. Há uma cultura da reclamação, um cardápio de coisas que competem com a harmonia do trânsito, e não temos percebido o perigo que estamos correndo e que estamos colocando os outros em risco também, por isso tenho insistido no tema trânsito humanizado", refletiu o prefeito durante o pronunciamento, citando o trabalho que já vem sendo feito pelo Município, mas que ainda requer reforços.
"Temos pessoas abnegadas ao tema. É uma tarefa de todos nós. Se não podemos mudar os adultos, vamos educar as crianças, para que elas cheguem diferentes à vida adulta e possamos comemorar alguns números diferentes. É possível termos uma cidade que todos estejam preocupados com a qualidade do trânsito e com a convivência harmoniosa nas ruas", continuou Paranhos.
Evolução
Cascavel vem desenvolvendo ações em prol de um trânsito humanizado e os números já mostram os resultados positivos de todo o trabalho, conforme citou o prefeito, ao lado do presidente da Cettrans, Alsir Pelissaro, e dos demais parceiros do evento.
Em 2017, por exemplo, entre janeiro e agosto, foram registrados 19 óbitos. Em 2018, no mesmo período infelizmente, ainda foram registrados 15, o que significa uma redução de 21,05%. "Ainda não podemos comemorar redução, porque cada família que perdeu uma pessoa não comemora, mas cada vida salva é uma vitória e podemos avançar mais; podemos mudar a cultura da nossa cidade, investir mais em transporte de massa, acreditar nas nossas crianças e melhorar a convivência nas vias", avaliou o coordenador do Cotrans, major Amarildo Ribeiro. O Comitê Intersetorial de Trânsito foi implantado há oito anos em Cascavel.
Ainda falando de estatísticas, neste mesmo período (janeiro a agosto de 2017) o número de acidentes também reduziu 8,16% e de vítimas com ferimentos caiu 8,56%.
"Uma grande vitória para 2018 é que até agora não foi registrado nenhum óbito em acidentes envolvendo ciclistas, mostrando que o investimento nas ciclofaixas e ciclovias é o caminho", destacou Pelissaro, lembrando que também foram intensificadas as ações nas faixas elevadas e faixas de pedestres, o que refletiu em uma redução de 37,5% no registro de óbitos por atropelamentos.
"Nós Somos o Trânsito" - mobilidade e convivência
Esta Semana Nacional do Trânsito aberta ontem segue até o dia 25 de setembro com o tema "Nós Somos o Trânsito" e ontem, logo após a abertura oficial, foi realizado o 2º Ciclo Debate e 1º Seminário "Caminhos para a Mobilidade Segura" no Anfiteatro Emir Sfair, com a presença de palestrantes especialistas em trânsito, que enfocaram a mobilidade, trazendo para a sociedade cascavelense a oportunidade de reflexão e exposição de ideias.
O jornalista e pesquisador da Mobilize Brasil, Marcos de Sousa, explanou sobre a mobilidade urbana sustentável, fazendo um parâmetro de cidades do Brasil e da Europa com Cascavel, levando à reflexão de que é possível transitar sem prejudicar o meio ambiente, dividindo espaços e inovar com o objetivo da população se encantar e utilizar os transportes coletivos, a bicicleta e a caminhada.
Já Yasmim Reck, designer e urbanista, apresentou formas de ampliar a experiência das pessoas no contato com o espaço público, mostrando sistemas inteligentes de estacionamento e que o compartilhamento de bicicletas pode fazer a diferença no cotidiano do trânsito. Ela também abordou sobre o comportamento, o qual faz diferença na divisão do espaço democrático que é o trânsito.
Debate
Após a explanação oral, foi aberto o debate e os participantes expuseram dúvidas e opiniões a respeito de diversos assuntos relacionados ao trânsito; a mesa composta por representantes do poder público e palestrantes respondeu a cada um.
"Este é justamente o objetivo do evento; poder debater sobre o trânsito e papel dele no contexto da mobilidade urbana na nossa cidade, buscando o compartilhamento de espaço, segurança e refletindo sobre o comportamento no encontro dos diferentes modais para que haja a humanização do trânsito", detalhou Pelissaro.
Demais participações
O Legislativo foi representado pelo vereador Pedro Sampaio, que enalteceu a importância de todos os modais serem contemplados na mobilidade urbana, enfatizando a implantação das ciclovias e ciclofaixas com sinalização e segurança, mas também com educação no trânsito para o ciclista. "Eu que sou adepto do ciclismo vejo o quanto a nossa sociedade ainda precisa se conscientizar no trânsito sobre o respeito às normas; a convivência harmoniosa é fundamental para deixarmos para traz as estatísticas de trânsito mais violento".
Representando a Comissão de Trânsito da OAB, Marcelo Belão enfatizou a importância dos advogados integrarem o debate, uma vez que "as vias são os maiores espaços de interação social e nós da OAB queremos também participar de forma ativa deste debate para juntos construirmos uma cidade justa e participativa".
A semana envolve também os demais órgãos de trânsito (Polícia Militar, Policia Rodoviária Estadual e Federal, Departamento Estadual de Trânsito, Exército Brasileiro, Departamento de Estradas e Rodagens e Corpo de Bombeiros) e a sociedade civil organizada.
Agente de Trânsito por um Dia"
Hoje a Cettrans está realizando, pela programação da Semana Nacional, o Agente de Trânsito por um Dia. Alunos da Escola Municipal Reverendo Darci Miranda participam do projeto, que consiste no acompanhamento da rotina do agente de trânsito numa manhã de trabalho. Esta atividade começou às 8h30 e continua até as 11 horas.
À tarde, haverá atividade teórica e prática com crianças de 3 a 5 anos, que vivenciarão o trânsito de forma lúdica na Escola Dei Bambini.
A programação completa da semana pode ser conferida neste link.
Ref.: http://www.cascavel.pr.gov.br/
Ocorreu um erro de reconhecimento de sua tela. Atualize a página.