Postado em 18/06/2019 14:34 - Edição: Marcos Sefrin
VOCÊ ser perdoado pensando Honda construiu a primeira produção de motocicletas de 4 cilindros em 1968, quando introduziu o CB750 e mudou motociclismo sempre. Ninguém havia construído anteriormente um 'quatro' barato, confiável e de alto desempenho na história; Era uma tríplice mágica, mas na verdade, a Honda tinha muitos potes para estudar e copiar, ao projetar a linha imortal CB. Desde os primeiros dias da indústria de motocicletas (e automóveis), entendeu-se que mais cilindros para uma determinada capacidade do motor significavam maiores rpms com menos estresse e mais potência com uma operação mais suave, à custa de maiores complicações e custos de produção. A motocicleta do 'Noughts em diante sonhava como a máquina' ideal ', uma visão excitante do futuro, que de fato se tornou realidade na década de 1970.
A primeira motocicleta conhecida de quatro cilindros foi este notável flat watercooled four construído pelo Coronel Capel Holden em 1899: um exemplo atualmente vive nos arquivos do Museu de Ciências de Londres [Arquivo do Museu de Hockenheim]
A primeira motocicleta movida a gasolina de quatro cilindros foi fabricada na Grã-Bretanha entre 1899 e 1902, pelo coronel Capel Holden, que construiu sua primeira motocicleta a vapor de quatro cilindros em 1895. A Holden era uma de quatro cilindros e 1100 cc refrigerada a água. alguns exemplos ainda existem, notavelmente no London Science Museum. Como a maioria dos sonhadores / projetistas de motocicletas de 4 cilindros, Holden continuou fazendo coisas incríveis, como projetar a pista de corrida de Brooklands em 1906. A belga Fabrique Nationale (FN, ainda um fabricante de armas) reivindicou o próximo 4 cilindros em série 1904: foi verdadeiramente a primeira produção em linha do mundo quatro, que estabeleceu o padrão da maioria dos quatros até a década de 1920. O motor FN foi projetado por Paul Kelecom com uma capacidade de 350cc, válvulas de entrada 'atmosféricas' sobre as válvulas de escape, um acionamento de eixo de velocidade única para a roda traseira, e uma velocidade máxima de 40 mph. Em 1908 havia concessionários da FN nos EUA, e as fábricas locais achavam que poderiam fazer melhor.
A 1905 FN, uma de suas primeiras máquinas do fabricante de armas belga [Arquivo do Museu de Hockenheim]
O primeiro a tentar foi a Pierce Motorcycle Co, fundada por Percy Pierce, filho do fundador do automóvel Pierce, George N. Pierce. Na grande tradição americana, Percy reforçou o motor FN até 707cc, adicionou uma válvula de entrada operada positivamente para desempenho a quente e projetou uma estrutura radical de tubulação muito grande para segurar o gás e suspender o motor. O Pierce 4 de 1909 foi a primeira motocicleta de quatro cilindros da América, e foi uma batata quente com uma velocidade máxima de 60 mph. Hoje eles estão no topo da lista de mais colecionadores, não apenas por serem os primeiros, mas por seu estilo dramático, e pela conexão automática Pierce.
Um Pierce de quatro cilindros em 1911, embarcou em um passeio de resistência de 5 dias em San Francisco, que ele ganhou com um total de 1770 milhas montadas. O farol de acetileno extra grande era para seções de passeios noturnos, e não um acessório de Pierce [The Vintagent Library]
Enquanto o Pierce era o alicerce dos fours americanos, foi William Henderson quem estabeleceu sua verdadeira dinastia. Henderson era neto da família automobilística de Winton e filho de Thomas Henderson, vice-presidente da Winton. O jovem William sonhava com duas rodas e dirigia dezenas de desenhos para uma nova motocicleta de quatro cilindros passando por seu pai para aprovação. Anos de idas e vindas terminaram com um projeto que o pai não pôde criticar, que se tornou o protótipo Henderson Four em 1911. A produção da nova Henderson Motorcycle Co. começou em 1912 e era uma notícia internacional imediata, como Charles Stearns Clancy definiu. adiante em seu Henderson para se tornar o primeiro motociclista a circundar o globo.
A 1918 Henderson Four, ainda com distância entre eixos extra-longa e construção sofisticada [National Archives]
Enquanto o Henderson era conhecido como o 'Deusenberg of Motorcycles' por sua elegância e acabamento bonito, problemas de dinheiro forçaram Henderson a vender seu design para Ignaz Schwinn em 1917, e o Excelsior-Henderson 4 nasceu, passando por 1930. Henderson não podia ser suprimida e fundou a Ace Motor Co. em 1919, com um design totalmente novo que não infringia nenhuma patente anterior. O novo Ace Four foi a motocicleta de produção mais rápida do mundo, e o Ace-racer, o XP-4, foi cronometrado a 129 mph em 1923. Como a maioria dos fabricantes de motocicletas de 4 cilindros, Ace lutou financeiramente, como a mágica trifecta velocidade, confiabilidade e baixo preço - pareciam impossíveis para "quatros". Ace foi vendido para a Índia em 1927, e a Indian Four é talvez a mais conhecida motocicleta americana de 4 cilindros, produzida de 1928 a 1941,
Este 1909 Laurin et Klement quatro cilindros usado prática FN em um novo chassi [Hockenheim Museum Archive]
A Europa era outra questão, e uma série de fabricantes experimentava motores de quatro cilindros alinhados com a estrutura, em toda a estrutura, como quatro, quatros, quadrúpedes, gêmeos duplos opostos e entradas sobre escapamento. válvula lateral, válvula de descarga, árvore de cames à cabeça, árvore de cames dupla no cabeçote e versões sobrecarregadas de quase todos os itens acima! A Grã-Bretanha manteve uma indústria robusta de quatro cilindros, com a Matchless produzindo o futurista, ângulo estreito OHC v-4 Silver Arrow, e Ariel produzindo a Square Four de 1931 a 1959, inicialmente em forma de OHC, e depois haste de 1933.
O Brough Superior Four de 1928 com motor lateral em linha construído por Motosacoche sob a direção de Bert LeVack [Arquivo do Museu de Hockenheim]
O 'Rolls Royce of Motorcycles', Brough Superior, construiu um sidevalve v-4, um 4 refrigerado a ar em linha, um 4 em linha refrigerado a água (usando um motor Austin 7, com duas rodas traseiras!), E um plano oposto duplo-gêmeo chamado o sonho ... tudo de uma empresa que produziu apenas 3000 motocicletas de 1919-1940. Sua única "produção" quatro, a BS4 com motor Austin, era uma máquina de luxo por excelência, com estilo inigualável e modos na estrada, e uma engrenagem reversa herdada de sua herança Austin, que se mostrou útil ao transportar um carro lateral, como a maioria fazia. Nem tudo, porém, e o jornalista Hubert Chantry era famoso por andar de costas ao Brough, de 3 rodas, ao redor do Picadilly Circus, em Londres! Sua máquina foi desenterrada há alguns anos em péssima condição, vendida na Bonhams por US $ 490 mil e agora é mais uma vez um magnífico corredor.
O 1930 Brough Superior-Austin BS4, como testado em estrada no The Vintagent - leia aqui [Paul d'Orléans]
Enquanto as motocicletas alemãs são conhecidas principalmente pela BMW hoje, a partir de 1900 centenas de pequenos e alguns grandes fabricantes encheram suas estradas com máquinas interessantes. A BMW não produziu quatro até 1982 (o K100 com motor embutido), mas a rival Zundapp construiu um flat quatro, o K800, de 1933 a 1944, que se tornou a única motocicleta militar de quatro cilindros da Segunda Guerra Mundial. que foram roubados por oficiais para seu uso pessoal. Zundapp havia trabalhado com Ferdinand Porsche para construir o Auto fur Jederman - o primeiro Volkswagen - em 1931.
A árvore de cames à vela refrigerada a óleo Windheoff de 1928 Quatro, como estrada testada pelo The Vintagent - leia aqui [Paul d'Orléans]
Uma marca pouco conhecida, mas extremamente colecionável, a Windhoff, produziu uma árvore de cames à cabeça, refrigerada a óleo 4 em 1928, com linhas futuristas e nenhum quadro por si só. Tudo foi parafusado em sua maciça carcaça do motor com aletas - a cabeça da direção e os garfos na frente, com quatro tubos de aço paralelos inseridos diretamente para trás para a transmissão do eixo e a roda traseira. Esta máquina dramática foi projetada por Ing. Dauben, que apostou sua experiência em um trabalho na Mercedes-Benz, ajudando a projetar os pilotos W194-196 'Silver Arrow'. Leia nosso Road Test of a Windhoff aqui .
O magnífico piloto do Grande Prémio Gilera Quattro que levou 6 Campeonatos do Mundo, adaptado de um design de 1924 pela OPRA [Arquivo do Museu de Hockenheim]
Foram os italianos que realmente dominaram o design de motocicletas de quatro cilindros antes dos anos 1960. Sua paixão por engenharia e alto desempenho significava literalmente que dúzias de pequenos fabricantes experimentavam cada arranjo concebível de cilindros, e um livro bastante grosso - "Pluricilindriche", de Ing. Stefano Milani - documenta a desconcertante variedade de produtores únicos e pequenos produtores italianos. A linha mais frutífera surgiu da caneta de Piero Remor, que desenhou um protótipo de 500cc OHV em quatro cilindros em 1923 com Carlo Gianini, que logo se tornou um motor OHC, depois um motor DOHC em 1926. Juntando-se ao conde Giovani Bonmartini para financiamento, eles formaram o instituto de pesquisa OPRA, e esperava-se licenciar este projeto notável para outros fabricantes, que em 1927 eram refrigerados a água e produziam 32cv a 6000rpm.
A versão superalimentada de 1937 da Gilera Rondine, desenvolvida pela CNA, e projetada por Piero Remor, o pai da corrida italiana DOHC fours of Gilera e MV Agusta [Paul d'Orléans]
Não havia compradores para esse notável motor, então o conde Bonmartini absorveu a OPRA em seu negócio de fabricação de aeronaves da CNA e roubou Carlo Gianini para projetar seus aviões. Remor manteve sua fé em motocicletas e continuou a desenvolver seu motor usando um supercompressor embutido. Sua primeira demonstração pública da máquina foi uma vitória retumbante no GP Tripoli de 1935, quando o motor produziu 87cv a 9000rpm. Apelidada de 'Rondine' (Swallow), ela logo se mostrou a motocicleta mais rápida do mundo, levando o recorde mundial de velocidade de motocicleta a 152 mph em 1937.
O que o Gilera Quattro levou: o MV Agusta 750 Monza de 1974, uma excelente mistura de engenharia e design, e certamente uma das mais belas motocicletas de todos os tempos [Arquivo do Museu de Hockenheim]
O recorde mundial chamou a atenção da indústria e, finalmente, Gilera comprou o design Rondine e trouxe Piero Remor a bordo. O Gilera Rondine logo subiu o recorde de velocidade para mais de 170mph com um pouco de simplificação, e começou a varrer os circuitos GP mais rápidos como Monza, até que a WW2 interveio. No pós-guerra, o Gilera 4, agora sem watercooling ou um supercharger, mas ainda sob a asa de Remor, ganhou 6 Grand Prix World Championships entre 1950-56, quando Gilera, junto com BMW, NSU, Bianchi, Mondial, DKW, etc, retirou-se das corridas do Grande Prémio, devido ao aumento das despesas e ao agravamento das vendas de motociclos na Europa.
Honda antes do CB750: o RC644 de quatro cilindros com 500cc de 1964 que dominou as corridas dos Grandes Prêmios. O primeiro piloto de quatro cilindros da Honda, um design de 250cc de eixo e chanfro, correu no Monte. Asama, foi corrido em 1959, mas logo descartou e melhorou versão [Paul d'Orléans]
O conde Domenico Agusta, diretor da imortal MV Agusta, fabricante de helicópteros, barcos e motocicletas, inicialmente concordou em se juntar ao êxodo das corridas GP, mas recentemente contratou Remor para que Gilera desenhasse um novo piloto DOHC de 4 cilindros. A Agusta viu pouca concorrência por sua nova máquina, e o novo piloto MV Agusta 4GP da Remor começou a vencer os próximos 17 Campeonatos Mundiais de Grand Prix! Foi redesenhado em uma série de roadsters de turismo muito caros de 1966 em diante, e foi a única produção DOHC 4 por 12 anos, até que a Kawasaki revelou o Z1 em 1972. Até então, uma moto de quatro cilindros era uma visão comum nas estradas da América, e as centenas de milhares de CB750s, Z1s, Gold Wings, CB500s, etc., parecem ter obliterado a longa história dos quatros do mundo a partir de nossa memória coletiva. Mas por 70 anos,
O incrível Puch V-4 de 1938, o assunto de um futuro teste de estrada no The Vintagent [Paul d'Orléans]
Em 1928, Georges Roy construiu um protótipo Majestic com um motor Cleveland de quatro cilindros. Foi o único Majestic construído com um motor de quatro cilindros: para um teste de estrada de um Majestic por The Vintagent, leia aqui. [Arquivo do Museu de Hockenheim]
MATÉRIA FEITA POR PAUL D'ORLÉANS DIA 4 DE NOVEMBRO DE 2018| EM MOTOCICLETAS|
Ref.: https://thevintagent.com/
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