Postado em 27/06/2018 08:10 - Edição: Bruno Wisniewski
'Transformar terrenos baldios em áreas produtivas de alimentos para entidades, para a população e para as famílias envolvidas e oferecer com este programa mais segurança para quem mora no entorno desses imóveis. Uma vez que quando limpos e cultivados deixam de oferecer risco para os moradores e transformam a paisagem do bairro”, este é o objetivo do Programa Agricultura Urbana”, disse o gestor do Território Cidadão, José Carlos da Costa, que completou, dizendo que o prefeito Leonaldo Paranhos tem especial atenção com este Programa da Agricultura Urbana por envolver a comunidade e despertar nelas o sentimento de pertencimento em relação ao local onde moram.
No início da semana, Cocão esteve com o técnico agrícola Patrik Tristacci visitando o terreno onde está instalada a horta do Município no Bairro Neva, localizado à Rua Major Oscar Ramos Pereira. No local, máquinas da Secretaria de Agricultura preparavam a terra para novos plantios. Foi passado o subsolador para tornar o solo menos compacto e facilitar o desenvolvimento das plantas e o encanteiramento, que é a formação dos canteiros, que levarão as mudas e sementes. “Temos uma área de 15.390 metros quadrados aqui, mas vamos cultivar apenas 10 mil metros. O restante é área de preservação com mata nativa e nascentes e precisamos preservar estes recursos naturais”, esclareceu Patrik.
Faculdade e Morumbi
Também no Bairro Faculdade, na Rua Oliva, em um imóvel vazio pertencente ao Município, será implantado o Programa Agricultura Urbana . O terreno já foi limpo. Todo lixo e entulho que havia sido depositado no local foi retirado e levado para destinação correta. “Já fizemos o preparo da terra com adubação, correção do solo, encanteiramento, plantio das primeiras mudas e sementes e repassamos para a Associação de Moradores que manifestou interesse em cuidar do espaço”, explicou o gerente do Território.
No Bairro Morumbi, Território Cidadão V, a visita foi feita ao diretor do Colégio Estadual Olivo Fracaro, Dario do Carmo Rocha. O professor também pediu orientação sobre a possibilidade de o Município ajudar no preparo e instalação de uma horta dentro do estabelecimento de ensino. ”Nós temos um espaço dentro do Colégio onde além fazermos a horta que poderá abastecer nossa cozinha e incrementar a merenda escolar ainda poderemos desenvolver aulas práticas de Ciências e outras disciplinas com nossos alunos, mas para isso precisamos de orientação técnica”, disse o diretor.
José Carlos da Costa, gerente do TC, e o técnico agrícola Patrik Tristacci, que estiveram no Colégio Olivo Fracaro, disseram que a intenção do prefeito Paranhos com o Programa Agricultura Urbana "é realmente envolver toda a comunidade e os alunos fazendo a própria horta, cuidando, acompanhando o desenvolvimento das plantas, o preparo e o consumo dos alimentos, vão valorizar ainda mais o projeto e poderão estendê-lo às suas residências”, disse Cocão. "Com a produção de verduras e legumes nas escolas poderemos oferecer às crianças tanto da rede municipal como estadual de ensino, uma boa alimentação que ajudará no desempenho escolar e a melhorar sua qualidade de vida”, concluiu o Gestor do Território Cidadão.
Jardim Colmeia
Na quinta feira (28), às 9 horas, no Jardim Colmeia, na Rua Serra Dourada, na residência da comerciante Maria Lúcia Pereira dias Caetano, a equipe do Território Cidadão e os moradores participarão de uma reunião de trabalho e de um curso técnico de formação, que será ministrado pelo técnico agrícola Patrik Tristacci. De acordo com ele serão repassadas informações sobre os métodos de plantio, cuidados, adubação, rega, conservação do solo e água. “Nosso objetivo é preparar essas famílias para que com o conhecimento adequado elas produzam mais e melhor”.
No local as equipes da Secretaria de Agricultura já prepararam o solo e fizeram o encanteiramento para ser iniciado o plantio. “Mesmo no inverno vamos cultivar a horta com legumes e verduras da época”, explicou Patrick. A área no Jardim Colmeia conta com cerca de 20 mil metros quadrados. “Mas a exemplo do Bairro Neva, nesta área também será preservada a reserva técnica visando a conservação da mata e das nascentes existentes no local. Com o envolvimento da comunidade, este imóvel antes tomado pelo mato, lixo e entulho, vai se transformar em uma fonte geradora de alimentos”, disse Cocão.
Ref.: http://www.cascavel.pr.gov.br
Ocorreu um erro de reconhecimento de sua tela. Atualize a página.