Postado em 08/08/2018 10:20 - Edição: Marcos Sefrin
Excesso de trabalho (muitas vezes levando-o para casa), falta de tempo para o lazer ou para a família, má alimentação, tensão no trânsito, medo da violência urbana.
Essas são algumas das situações que mais geram estresse em pessoas de qualquer lugar do planeta.
Não por acaso, o Brasil o segundo país mais estressado do mundo, segundo um ranking com dez países, feito pela International Stress Management Association (Isma).
Na nossa frente estão apenas os japoneses (no Japão, a cobrança por resultados é grande).
E foram eles, os primeiros da lista, que, para o alívio de muita gente, descobriram uma nova alternativa para aliviar o estresse físico e emocional.
E é algo muito simples!
Você gosta de chá preto?
Então já pode começar a inalar seu chá preto antes de bebê-lo.
Não é brincadeira, não!
Uma pesquisa mostrou que o chá preto inalado contém compostos aromáticos que podem ajudar a diminuir os níveis de estresse e melhorar o humor.
É sabido que o consumo regular de certos chás melhora a atenção, o relaxamento e a concentração, além de reduzir o cansaço
Mas agora cientistas japoneses estão atentos não apenas para os benefícios gerais do chá, mas para componentes específicos que fazem do sabor e do aroma do chá excelentes aliados da saúde e do bem-estar.
A técnica nada mais é do que a conhecida aromaterapia.
A gente explica melhor: “Aroma” = odor agradável + “terapia” = tratamento, ou seja, aromaterapia significa tratamentos através de odores agradáveis.
Esse é um tipo de terapia de natureza holística (trata com um olhar global, não específico) que visa equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual.
Pesquisadores da Universidade de Shizuoka, Universidade de Chubu, Mitsui Norin Co e Tokai University, todas no Japão, realizaram um estudo para determinar os efeitos de dois tipos de aromas de chá preto no estresse físico e psicológico.
Eles recrutaram 18 voluntários estudantes saudáveis (5 homens, 13 mulheres) com idade de 21 anos, e os submeteram a um teste psicótico de estresse que precisou ser resolvido em 30 minutos.
Entre as sessões, os participantes tiveram um minuto para inalar o aroma do chá preto, ou serem expostos à água morna como comparação (grupo de controle).
Foram avaliados os níveis salivares do hormônio do estresse: cromogranina-A (CgA, uma proteína encontrada e liberada de células neuroendócrinas em resposta ao estresse) para determinar o efeito da inalação de aroma de chá preto nos participantes.
Eles relataram que, em comparação com aqueles no grupo de controle, os que inalaram o aroma de chá preto apresentaram níveis mais baixos de concentração de CgA salivar após meia hora de tarefas mentalmente estressantes.
Os resultados indicaram que inalar o aroma do chá preto pode diminuir os níveis de estresse e melhorar o humor.
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.
Ref.: https://www.curapelanatureza.com.br
Ocorreu um erro de reconhecimento de sua tela. Atualize a página.