Postado em 01/04/2020 11:22 - Edição: Marcos Sefrin
Algumas instalações por serem mal projetadas podem ter um sério problema de derretimento do cabeamento aplicado, e esse fato em grande parte acontece na emenda entre o chuveiro e a rede.
Nesse artigo então vamos abordar esse problema e explicar de forma simples como esse risco eminente de incêndio pode ser evitado e quais métodos devem ser aplicados para diminuir esse risco, além claro de entender o porquê esse fenômeno acontece.
Por que os cabos do chuveiro derretem?
Vamos entender ou relembrar um pouco da aula sobre corrente elétrica onde certamente você aprendeu que uma corrente elétrica possui características intrínsecas e que geram naturalmente calor nos condutores elétricos.
Os condutores elétricos por sua vez possuem em suas propriedades uma resistência especifica, dessa forma somos capazes de escolher qual melhor tipo de condutor para aplicar em nosso circuito, levando sempre em consideração a sua resistência especifica e o custo desse cabeamento.
Essa resistência especifica é a resistência enfrentada pela corrente elétrica, essa resistência pode ser baixa ou alta e tudo vai depender do material que está sendo utilizado, quanto menor for essa resistência especifica do material condutor melhor será a transmissão de energia, desse modo se a resistência do material for muito alta pode acontecer o derretimento da proteção plástica e com isso acontecer curto circuito entre outros problemas mais graves.
Por que as emendas aquecem e derretem o cabo?
O derretimento dos cabos condutores que são ocasionados por uma emenda entre fio acontece pelo fato de ter sido executada uma emenda de forma errônea e com isso vai acontecer um aquecimento além do suportado e causar danos a sua instalação.
Uma emenda deve ser bem executada a fim de garantir as características do cabo o mais próximo do padrão de fabricação e dessa forma o aquecimento gerado será suportado pela proteção plástica além de não romper a ligação, dessa forma você ao executar uma emenda sempre deve seguir os padrões de emenda, obedecendo os detalhes e evitar um aumento no consumo de energia além de problemas mais graves como curto circuito e incêndios.
Por que as emendas do chuveiro derretem com mais frequência?
O chuveiro elétrico é o equipamento mais potente em uma residência, sabemos que ele deve ter um circuito independente na instalação e que seu cabeamento deve sim ser dimensionado para sua potência.
Sabendo disso, se você subdimensionar o cabeamento do chuveiro com certeza terá grande risco de derreter o cabo em algum trecho ou por completo, pois ele será exigido ao extremo e com isso vai elevar a resistência da passagem de corrente e por consequência levar ao derretimento.
O cabeamento do chuveiro sendo subdimensionado ou não o primeiro local onde se percebe uma falha no circuito do chuveiro é na emenda dele. Isso acontece pois é o ponto de união entre dois materiais e muitas vezes foi executado de forma errada.
Como evitar que as emendas do chuveiro derretam
Para evitar o derretimento do cabo e da emenda do chuveiro você precisa seguir os padrões de instalação elétrica, levando em consideração não somente a bitola do fio a ser utilizado mas também a execução correta da emenda entre o chuveiro e a rede elétrica.
Uma emenda bem executada num chuveiro elétrico e que deixara sua instalação mais rica em segurança e até na estética pode ser feita em dois métodos, por conector ou direta, vamos entender cada caso:
• Emenda com conector: Esse método é o mais simples, rápido e eficaz, dando oferecendo até mais praticidade na hora de substituir o chuveiro caso necessário, esse método consiste em instalar conectores de cerâmica de múltipla conexão.
Esses conectores conseguem manter as características mecânicas entre os cabos, ou seja, mantem a resistência especifica e dissipa melhor o calor gerado no local. É valido lembrar que deve-se usar sempre que possível os conectores de cerâmica, pois esses modelos podem aguentar e dissipar melhor as temperaturas elevadas e você não corre o risco desse material derreter, como pode acontecer nos conectores de plástico;
• Emenda direta: Caso prefira ainda a emenda direta você pode executar mas tomando alguns detalhes em conta:
1° - O primeiro é sempre obedecer o padrão do tamanho que deve ser feito o desencape do fio tanto do chuveiro quanto da rede elétrica.
2° - O segundo passo após realizar a emenda de prolongamento é aconselhável realizar o processo de estanho na emenda, essa etapa possibilita que os cabos fiquem fundidos, tornando assim a resistência única com a mesma característica mecânica e o estanho auxilia na redução do aumento da temperatura.
Para isolar então essa emenda utilize fita de alta fusão e depois a fita isolante, dessa forma o isolamento não corre nenhum risco de curto circuito ou choque.
Após saber dessas dicas de segurança pra sua instalação elétrica, certamente seus problemas com a emenda do chuveiro elétrico vão desaparecer da sua vida e dos seus clientes.
Fonte:sabereletrica.com.br
Ref.: http://forumdaconstrucao.com.br/
Ocorreu um erro de reconhecimento de sua tela. Atualize a página.