Postado em 13/05/2020 21:55 - Edição: Marcos Sefrin
Existem atualmente mais de 100 vacinas em potencial em desenvolvimento
Direitos autorais da imagem REUTERS
O coronavírus "pode nunca desaparecer", alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Falando em um briefing na quarta-feira, o diretor de emergências da OMS, Mike Ryan, alertou contra a tentativa de prever quando o vírus desaparecerá.
Ele acrescentou que, mesmo que seja encontrada uma vacina, o controle do vírus exigirá um "grande esforço".
É relatado que quase 300.000 pessoas em todo o mundo morreram de coronavírus e mais de 4,3 milhões de casos foram registrados.
"É importante colocar isso em cima da mesa: esse vírus pode se tornar apenas outro vírus endêmico em nossas comunidades e nunca pode desaparecer", disse Ryan em entrevista coletiva virtual em Genebra.
"O HIV não desapareceu - mas chegamos a um acordo com o vírus".
Ryan disse então que não acredita que "alguém possa prever quando essa doença desaparecerá".
Atualmente, existem mais de 100 possíveis vacinas em desenvolvimento - mas o Dr. Ryan observou que existem outras doenças, como o sarampo, que ainda não foram eliminadas, apesar de haver vacinas para elas.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, enfatizou que ainda é possível controlar o vírus com esforço.
"A trajetória está em nossas mãos, e é assunto de todos, e todos devemos contribuir para acabar com essa pandemia", afirmou.
A epidemiologista da OMS Maria van Kerkhove também disse ao briefing: "Precisamos entrar na mentalidade de que levará algum tempo para sair dessa pandemia".
Suas observações duras ocorrem quando vários países começaram a diminuir gradualmente as medidas de bloqueio, e os líderes consideram a questão de como e quando reabrir suas economias.
O Dr. Tedros alertou que não havia maneira garantida de diminuir as restrições sem desencadear uma segunda onda de infecções.
"Muitos países gostariam de sair das diferentes medidas", disse o chefe da OMS. "Mas nossa recomendação ainda é o alerta em qualquer país que deve estar no nível mais alto possível".
O Dr. Ryan acrescentou: "Existe algum pensamento mágico acontecendo de que os bloqueios funcionam perfeitamente e que os bloqueios de desbloqueio serão ótimos. Ambos são repletos de perigos".
Coronavírus: O que é uma vacina e como é feita?
Ref.: https://www.bbc.com
Ocorreu um erro de reconhecimento de sua tela. Atualize a página.