Postado em 21/02/2020 10:15 - Edição: Marcos Sefrin
Nath Finanças dá dicas para curtir sem gastar muito na folia. Vale tudo para poupar dinheiro, até fazer o próprio gelo
Foliões levam o estandarte de Cordão do Boitatá, no Rio.PILAR OLIVARES (REUTERS)
Chegou o dia! De ficar descansando, ou de ir no bloquinho com a sua turma! Mas, veja só, o Carnaval deste ano caiu no final do mês! É justo quando a grana da grande maioria dos foliões está mais curta. E como faz para se divertir quando se está com pouco dinheiro?
Vou te contar como curtir sem gastar muito. A começar pela fantasia, pode reaproveitar a do ano passado, ou customizar alguma roupa velha. E entrar no clima fazendo os acessórios em casa —tiara, botão, papeis especiais... O céu é o limite para a criatividade, e tem muitos tutoriais para te ajudar nisso na Internet.
E na hora de ir para a rua, vamos começar pelo principal: comida e bebida na hora da fome e da folia. Você pode economizar comprando os produtos antes no supermercado, como bebidas e sanduíches naturais (recomendo atum ou de frango que são os mais baratos). E para manter tudo gelado, você pode utilizar uma mochila/bolsa térmica, que geralmente é usada para ir a praia, para curtir o Carnaval.
Se não tem muita grana para pagar bebida e comida nos bloquinhos de rua, a bolsa térmica é uma ótima alternativa de manter seus produtos gelados. Eles não vão durar muito se estiver tanto calor. Para isso, vamos precisar do gelo! É possível utilizar a garrafa pet com água e colocar no congelador, assim, você não precisa gastar comprando o gelo. Mas, se quiser, existem ambulantes que vendem gelo mais barato.
Está certo, mas levar isso tudo pode pesar, né? Se dividir com os amigos, fica muito mais barato e não fica ruim para ninguém na hora de carregar os produtos. E o preço do que eu for comprar? É possível você dividir com os seus amigos ou cada pessoa levar alguma coisa de casa para comer e beber nos bloquinhos. Assim não pesa no orçamento e economiza. E não irá falhar comigo também!
FERNANDO SOUZA
Olho vivo com os golpes
Além de economizar para curtir o Carnaval, precisamos tomar cuidado para não ter dor de cabeça nesse momento que deve ser de diversão! Em 2019, foliões relataram troca de cartão no Carnaval de rua em São Paulo no chamado “golpe do cartão”. Nele, os ambulantes que vendem bebidas ou alimentos durante a passagem dos blocos trocam os cartões dos clientes quando vão cobrar o pagamento. Os foliões não percebem a troca e recebem de volta um cartão que não é deles.
E como podemos evitar a fraude?
1 - Quando for comprar alguma coisa no cartão, fique de olho no visor da maquininha para não haver mudanças de valores e evitar a clonagem do seu cartão.
2 - Cuidado na hora de digitar sua senha para ver se não está visível para outras pessoas.
3 - Não deixe na mão do ambulante: segure sempre seu cartão e não entregue para ninguém.
4 - Quando for passar a compra, confira seu nome no cartão antes de guardar na carteira.
Por via das dúvidas, leve dinheiro trocado e evite usar cartões de crédito, pois há muitas tentativas fraudes e clonagem. Se o cartão for inevitável, diminua o limite pelo aplicativo do banco. Há possibilidade do cartão pré-pago, onde você pode adicionar um valor e utilizar ele no débito.
Um acessório não pode faltar de jeito nenhum: ter uma doleira é fundamental para guardar seus documentos e evitar perdas nos bloquinhos.
Vamos falar dos cuidados especiais que devemos ter?
Se puder, leve um pouco de papel higiênico ou lenço umedecido na pochete ou doleira. Banheiros químicos geralmente não possuem. Para não prejudicar o meio ambiente, já diz o ditado: lixo é no lixo. Então, leve uma sacola para colocar o seu lixo se não tiver por perto a lixeira. Para não ter problemas em certos locais, opte por latas e garrafas pet, pois fica mais fácil de reciclar e menos perigoso. E não esqueça de recarregar seu bilhete de transporte antes, para não precisar comprar na hora e evitar filas.
E por último e não menos importante: utilize protetor solar para não ficar com insolação e use camisinha!
Nath Finanças é uma criação de Nathalia Rodrigues, 21 anos, youtuber de educação financeira para baixa renda.
Matéria feita por NATH FINANÇAS - 21 FEB 2020 - 09:55BRT
Ref.: https://brasil.elpais.com/
Ocorreu um erro de reconhecimento de sua tela. Atualize a página.