Postado em 12/12/2018 10:10 - Edição: Marcos Sefrin
Estamos nos aproximando de mais um Natal e novamente desejamos celebrar. E celebrar o Natal não é lembrar um acontecimento distante, do passado. Jesus não veio e nem virá. Jesus vem! O acontecimento é atualizado na história. Por isso, não é a celebração do aniversário de Jesus. Celebrar o Natal é a oportunidade de atualizar na minha vida, na vida de minha família, no meu trabalho, na sociedade inteira, o sentido do nascimento de Jesus. Que significado Jesus tem para a minha vida? Se acolho em mim, no meu coração o menino do Belém, o que isso produz em mim?
O tempo de Advento que são as quatro semanas que antecedem o Natal, nos convidam a preparação para esse acontecimento. Uma palavra importante que aparece na Palavra de Deus é VIGILÂNCIA. O vigia deve ficar acordado, atento ao que se passa em sua volta. Não pode dormir enquanto vigia. O sentido da vigilância nos coloca em atenção com a nossa vida. Como eu vivo? O que tenho feito de bom com a minha vida? Estou cumprindo a minha missão neste mundo? Ou tenho desperdiçado muitas energias com futilidades? Vigiar é acordar para a vida, para o bem, para o amor.
Outra palavra importante que acompanha os dias que antecedem o Natal é PREPARAÇÃO. Preparai a sua casa e sua vida para a chegada de Jesus. É o convite a atitude concreta. Pode significar fazermos uma faxina em nossa casa onde habitamos e nossa casa interior. Muitos têm o costume de ajeitar a casa, pintá-la talvez, fazer uma limpeza geral, trocar alguns móveis, deixar o pátio limpo, enfeitar com luzes, arrumar a calçada, jogar fora tralhas e coisas velhas que não servem para nada. Essa faxina no ambiente faz da casa um ambiente mais agradável. Ali me sinto bem. A nossa casa interior também precisa dessa limpeza. É bom deixar de lado sentimentos negativos, velhas queixas com a vida e com as pessoas, ir ao encontro daquela pessoa que não consegue me olhar no trabalho, ligar para alguém que magoamos ou nos magoou, pedir perdão numa atitude de humildade, entrar em sintonia com Deus no silêncio e na oração, visitar algum conhecido doente, largar aquelas vontades que me fazem pensar somente em mim, nas minhas coisas e nos meus problemas. Essa faxina da alma nos fará muito bem. Nos sentiremos mais em casa. Encontraremos uma paz que só o amor pode dar. E, assim, o meu e o teu Natal poderá ser mais verdadeiro. Não deixemos esse tempo passar, sem valorizar mais nossa casa interior. O menino que vem será acolhido nos corações de quem é vigilante e se preparar com a faxina completa.
Por isso, nos limpemos também por dentro e façamos desse tempo, um tempo de verdadeira preparação para Aquele que vem a todo instante e possamos acolher a graça, o amor e a paz que Ele nos oferece.
Padre Ezequiel Dal Pozzo - contato@padreezequiel.com.br
Ref.: Jornal Mercadão
Ocorreu um erro de reconhecimento de sua tela. Atualize a página.