Postado em 24/07/2022 13:50 - Edição: Marcos Sefrin
Não importa se você está se preparando para planejar a obra de um apartamento luxuoso ou de uma casa barata em São Paulo. Independente do nível de complexidade do projeto, a missão é sempre otimizar tempo e orçamento na hora de construir e, ao mesmo tempo, entregar um projeto de qualidade para o seu cliente.
No entanto, essa nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente quando pensamos em grandes centros urbanos, como é o caso de São Paulo. Em setembro de 2021, um decreto do Governo de São Paulo passou a prever um limite para o barulho gerado por obras, a fim de conter a poluição sonora.
Isso, claro, tem impacto direto no andamento das obras, já que em dias e horários específicos é preciso conter o barulho.
Sendo assim, mais do que nunca, é preciso implementar processos capazes de aumentar a agilidade da construção. Afinal, qualquer atraso no canteiro de obras significa custos extras para o responsável pelo projeto!
No artigo de hoje você confere 4 maneiras de otimizar o tempo e orçamento na hora de construir.
Aposte na construção modular
Qualquer profissional que já tenha realizado alguma obra ou reforma, entende que esse trabalho envolve uma série de desafios, que vão desde a gestão de expectativas do cliente até o planejamento e controle da execução da obra. Isso, é claro, envolve a logística de trabalho (que é parte fundamental para que seja possível entregar a obra dentro dos prazos e orçamento planejados).
É por isso que, quando o assunto é otimizar tempo e orçamento, contar com produtos que podem ser pré-fabricados ou pré-montados em fábrica e apenas concluídos na obra, é uma ótima saída.
A construção modular permite manter o canteiro de obras mais organizado e seguro. Isso porque, diminuir os requisitos de manuseio e armazenamento significa que menos espaço de armazenamento é necessário e, consequentemente, há menos risco de danificar os materiais.
Além disso, o uso da construção modular também é uma forma de reduzir os custos com mão de obra.
Outro benefício é que o controle de qualidade é aprimorado por meio de engenharia e testes mais precisos no local de fabricação, evitando erros e retrabalhos no canteiro de obras.
A entrega e a instalação tornam-se mais previsíveis, permitindo prazos de entrega mais curtos e uma preparação melhor para cumprir prazos apertados.
A construção modular também permite maior resiliência em longo prazo, pois as áreas danificadas podem ser removidas, substituídas e recicladas mais facilmente.
E, ao contrário do que muitas pessoas erroneamente possam pensar, esse tipo de construção não precisa ter um design simplório e industrial. Hoje em dia já existem muitas opções personalizáveis, podendo atender a uma estética verdadeiramente única.
Dê preferência a materiais de construção com instalação fácil e rápida
Uma coisa é fato: quando o assunto é o gerenciamento de projetos, esse trabalho pode ser facilitado quando o fluxo do local de trabalho é planejado com atenção.
Simplificar o fluxo de trabalho no local de obra com instalação fácil e rápida leva a significativas economias de tempo e dinheiro, bem como benefícios de segurança.
Organize as atividades em um Cronograma de obras para garantir que terá todas as ferramentas e mão de obra necessárias para qualquer instalação nas datas corretas.
Materiais leves, por exemplo, oferecem uma vantagem de que equipes de poucas pessoas podem transportar os produtos. No entanto, no caso de materiais e objetos mais pesados, como aqueles que exigem içamento, é preciso um planejamento maior. Afinal, normalmente paga-se por número de içamento necessários, e por isso qualquer imprevisto pode custar caro.
Evite ruídos de comunicação no projeto
Arquitetos, engenheiros, empreiteiros, proprietários, gerentes de instalações e consultores especializados devem sempre trabalhar de forma integrada.
Os ruídos de comunicação são um dos grandes problemas que comprometem a produtividade no setor da construção civil. Sendo assim, garantir o compartilhamento de informações entre os colaboradores de obra é algo fundamental para o sucesso do projeto.
Para conseguir otimizar o tempo e orçamento na construção todos, em todas as disciplinas do projeto, precisam ser capaz de ter uma visão completa do projeto ao mesmo tempo.
O trabalho integrado é vital para garantir que todas as partes estejam na mesma página antes do início da construção e durante todas as fases do processo.
Essa é a chave para a criação de um ambiente seguro e produtivo para os trabalhadores.
E, também, para que todos trabalhem no mesmo ritmo, sempre de forma ágil e econômica – levando em conta as outras dicas citadas ao longo deste artigo.
Escolha sempre materiais de fácil limpeza
Além de ser importante escolher materiais de construção com instalação fácil e rápida, o fator limpeza também não pode ser esquecido.
Os materiais resistentes à sujeira e ao acúmulo de partículas precisam ser uma prioridade em uma era pós-Covid-19, em que os cuidados com a higiene se tornaram ainda mais essencial.
Os canteiros de obras são lugares naturalmente sujos e empoeirados, portanto qualquer coisa que possa ser feita para melhorar isso será positiva para todos.
Superfícies porosas, difíceis de lavar, podem demandar uma manutenção mais complicada e cara. Estofados, tapetes e madeira não tratada também se enquadram nesta categoria.
Também há um risco maior para a saúde dos ocupantes se os materiais exigirem o uso de produtos químicos agressivos para a limpeza.
Materiais de construção de fácil manutenção garantem um ambiente mais saudável e economizam nas despesas para limpar o local.
A construção civil é um setor que está em constante movimento e, por isso, para estar a frente da concorrência é preciso não só se manter atualizado sobre as melhores práticas do mercado, mas também entregar uma experiência incrível para o seu cliente. Isso quer dizer que otimizar o tempo e orçamento das suas construções deve estar no topo das suas prioridades!
Ref.: http://forumdaconstrucao.com.br/
Ocorreu um erro de reconhecimento de sua tela. Atualize a página.