Postado em 10/12/2018 17:58 - Edição: Marcos Sefrin
Quem quer fugir da Alemanha? Compre uma Romi Isetta.
O BMW para pobre, como era chamado, foi o primeiro carro a permitir aos alemães a liberdade de viajar pelo próprio país.
No ano de 1955, vários foram os acontecimentos importantes como a volta para casa dos 9.626 prisioneiros de guerra alemães que estavam na extinta União Soviética, e até a morte de James Dean.
Movidos por estes acontecimentos, os alemães passaram a sentir a necessidade de ter seu próprio veículo e a vislumbrar a sensação de liberdade de viajar por seu próprio país, eram a tônica da época. Foi pensando nisso que os 12. 911 primeiros donos do novo BMW, o primeiro para os pobres, estavam tão felizes.
O Isetta era uma espécie de ” motocupê ” em forma de ovo, nada muito especial, e oferecia lugar somente para duas pessoas e meia, motor traseiro de 12 cv de potência e uma única porta localizada na frente, o que faz com que nenhum BMW antes ou depois seria tão inconfundível. Com esta proposta, a montadora tinha a solução ideal para o problema de mobilidade de todos os que precisavam de um veículo ágil, de baixo custo e quase sem nenhum problema para estacionar.
O ” motocupê “, além de suas qualidades técnicas, se destacava por seu baixo preço: 2 550 marcos alemães.
Naquele ano, um trabalhador médio alemão tinha como renda semanal 90 DM. O seguro contra terceiros obrigatório era de 95 DM e os impostos do carro eram de 44 marcos por ano.
“Menos do que o município cobra para você ter um cachorro”, assegurava a publicidade da BMW naquela época. O fato é que o BMW Isetta fez parte do cotidiano do povo alemão até os anos 60 e era o automóvel mais querido e utilizado para as pequenas viagens, sua velocidade final era de 85 km/h.
BMW Isetta at the IAA 2009.
O Isetta foi um dos microcarros produzido nos anos posteriores à Segunda Guerra Mundial. Embora o desenho seja originário de Itália, construíram-se noutros países como Espanha, Bélgica, França, Brasil, Alemanha e Reino Unido.
Em 9 de abril de 1953 a empresa italiana Iso Automotoveicoli, fabricante de motocicletas e triciclos comerciais, apresentou no salão de Turim um projeto iniciado em 1952 denominado Isetta, que consistia em um automóvel de baixo custo, voltado para a realidade da economia do pós-guerra italiano. Projetado pelo engenheiro aeronáutico Ermenegildo Preti e seu colaborador Pierluigi Raggi, possuía características peculiares, como porta frontal para facilitar o acesso ao interior do veículo, pequenas dimensões, boa dirigibilidade e performance suficiente para a época (máxima de 85 km/h) com um consumo de até 25 km com apenas um litro de gasolina.
Apesar dos evidentes dotes de racionalidade e economia, sua vida na Itália teve curta duração e sua fabricação encerrou-se em 1956.
Índice
Características técnicas[editar | editar código-fonte]
Quatro vistas de uma Iso Isetta, muito semelhante ao modelo produzido no Brasil.
As características apresentadas correspondem ao modelo Romi Isetta 300 de Luxe, fabricado entre 1959 e 1961, equipada com um motor BMW de quatro tempos.
Motor e transmissão
BMW, ciclo de quatro tempos, resfriado por turbo ventilador, 1 cilindro com 72mm de diâmetro e 73mm de curso, 298 cm³ (300 cc), taxa de compressão de 7:1, potência de 13 HP a 5200 RPM. Bloco e cabeçote construídos em alumínio fundido. Cabeçote com câmara de combustão hemisférica, válvulas em "V" e fluxo cruzado entre admissão / escapamento (cross-flow).
Chassis
Lubrificantes
Óleo de motor SAE 30, para o motor; óleo de motor SAE 40, para a caixa de câmbio.
Instalação e equipamentos elétricos
Dínamo de 130W, com regulagem de tensão; vela Bosch W 240T 1.
Dimensões e pesos
O tanque de combustível tem capacidade para aproximadamente 13 litros, incluindo cerca de 3 litros para reserva. A caixa de câmbio tem capacidade para 1,75 litros.
Desempenho
BMW Isetta
O BMW Isetta
Em 1955, a ISO concedeu licença ao fabricante bávaro BMW para a fabricação do BMW-Isetta na Alemanha, cuja empresa adotou um motor monocilíndrico de produção própria, de 243cc, para equipar o veículo.
A produção do BMW Isetta iniciou-se no mesmo ano.
Em 1957, a BMW lança o BMW 600, baseado no Isetta mas com maiores dimensões, motor traseiro de 2 cilindros e capacidade para quatro passageiros.
Em Maio de 1962, a BMW encerrou a produção do BMW Isetta. Foram construídas 161 728 unidades.
Romi-Isetta
Romi-Isetta, automóvel brasileiro, produzido pela empresa barbarense Romi.
O Romi-Isetta foi um automóvel produzido no Brasil, entre 1956 e 1961, pelas Indústrias Romi S.A., com sede em Santa Bárbara d'Oeste, interior de São Paulo
Em 1955, a Iso concedeu os direitos de produção do Isetta para a empresa brasileira Indústrias Romi S.A., fabricante de máquinas industriais e agrícolas fundada em 1930 pelo comendador Américo Emílio Romi e seu enteado Carlos Chiti, com sede em Santa Bárbara d'Oeste (São Paulo).
Em 28 de agosto de 1955, foi publicada a notícia no jornal Diário de São Paulo informando que as indústrias Romi produziriam o Romi-Isetta no país. Lançado em 5 de setembro de 1956, o Romi-Isetta, equipado com um motor de dois tempos, se consistiu no primeiro automóvel de passeio de fato fabricado em território brasileiro.[4]
A estratégia de publicidade adotada pelo fabricante visava a expor o modelo a diferentes públicos: de segundo carro para a família ao estudante universitário. Algumas peças publicitárias foram criadas visando o público feminino, como por exemplo o anúncio que exibia uma mulher saindo de uma gaiola para entrar em um Romi-Isetta, com os dizeres "agora sou livre".[5]
Em 1959 o Romi-Isetta passou a ser equipado com um motor de quatro tempos de fabricação BMW.
Ao todo, no período de 1956 até 1961, foram fabricadas cerca de três mil unidades no Brasil, muitas das quais ainda hoje permanecem nas mãos de colecionadores.
Referências
O Commons possui uma categoriacontendo imagens e outros ficheiros sobre Isetta
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Isetta | |||
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Visão Geral | |||
Produção | 1956 - 1961 | ||
Fabricante | BMW | ||
Modelo | |||
Classe | Microcarro | ||
Designer | Ermenegildo Preti, Pierluigi Raggi | ||
Ficha técnica | |||
Motor | Motor monocilíndrico,300cc, 4T, refrigerado a ar | ||
Potência | 13 cv (9,6 kW) @ 5200 rpm | ||
Torque | 14,2 Nm (1,4 kgf-m) @ 4500 rpm[1] | ||
Transmissão | cambio manual, 4 marchas à frente, 1 marcha à ré | ||
Layout | tração traseira | ||
Modelos relacionados | BMW 600 | ||
Dimensões | |||
Comprimento | 2 285 mm (90 in) | ||
Entre-eixos | 1 500 mm (59 in) | ||
Largura | 1 380 mm (54 in) | ||
Altura | 1 340 mm (53 in) | ||
Altura livre do solo | 207 mm (8,1 in) | ||
Peso | 350 kg (770 lb) | ||
Tanque | 13 l (3,4 US-gal) | ||
Consumo | 25 km/l aproximadamente | ||
Velocidade Máx. | 85 km/h (53 mph) | ||
Capacidade de carga |
220 kg (490 lb) | ||
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Notas | |||
Pouco mais de 3000 unidades |
[Esconder]Veículos da BMW, modelos de 1920 — 1960 — próximos » | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Tipo | Serie | 1920s | 1930s | 1940s | 1950s | 1960s | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | ||||||||||
Motor 4 cilindros em linha | Dixi 3/15/Dixi 3/15 DA/Dixi 3/15 DA1/ | 3/15 DA2/ 3/15 DA4 | 3/20 | 309 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Motor 6 cilindros em linha | 303 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
315, 319 | 329 | 320 | 321 | 321 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
326 | 326 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
327 | 327 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
335 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Esportivo | DA-3 Wartburg | 315/1, 319/1 | 328 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Minicarro | Isetta 250 / 300 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Familiar Peq. | 600 | LS/700 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Executivo Peq. | Serie 3 | 1602/2002 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Executivo | Serie 5 | 340 | 1500/1800/2000 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Luxuoso | Serie 7 | 501/502 | E3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Coupé | 1600GT | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Serie 6 | 503 | 3200 CS | 2000C/2000CS | E9 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Roadsters | Serie Z | 507 |
Mais fotos você vê no site:
http://www.hotclassic.net/galeria_de_fotos/main.php?g2_itemId=21037
link https://contagiros.wordpress.com/historia-de-carros-que-fizeram-historia/conheca-um-pouco-da-historia-da-romi-isetta/
Ref.: https://contagiros.wordpress.com/ https://pt.wikipedia.org/wiki/Isetta
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