Postado em 01/10/2018 13:55 - Edição: Marcos Sefrin
”Durante toda a semana alunos e profissionais da Rede Municipal de Educação apresentam suas histórias no palco do Emir Sfair"
Começa hoje (1º), às 19h15, no Teatro Emir Safair, do Centro de Convenções e Eventos, mais uma edição do Contador de Histórias, evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação, que tem por objetivo incentivar a leitura e promover a contação de histórias entre os alunos da Rede Municipal. Até sexta-feira (5), alunos, professores e monitores de biblioteca se revezam todas as noites na missão de encantar o público com as histórias da literatura infantil. Serão quase 800 participantes no decorrer das cinco noites.
Para este ano as inscrições também foram abertas para a participação de professores e monitores de biblioteca, além de alunos do Maternal II, dos Cmeis, e a participação de um ano para o outro cresceu significativamente. Serão cerca de 100 professores e monitores, além uma média de 650 crianças desde o maternal II até o 5º ano. No ano passado 47 unidades entre escolas e Cmeis se inscreveram para o Contador de Histórias e neste ano já são 58 unidades participantes, alcançando 50% da Rede.
De segunda a sexta-feira o evento iniciará às 19h15, haverá feira de livros para os públicos infanto-juvenil e adulto e um estande da Feira do Teatro, além de participações especiais que foram preparadas para os visitantes.
Mary e Eliardo França
Mary e Eliardo França, que há décadas escrevem para crianças, com mais de 300 livros publicados, e são os criadores dos famosos "Pingos", são presença garantida na noite de abertura. Ainda antes das apresentações o casal vai falar um pouco da aventura que é produzir livros para o público infantil. A escritora Mary França traçará um panorama sobre a leitura em conexões com outros campos da cultura atual, destacando o alcance dos livros no processo de aprendizagem e a importância da relação leitor/aluno e família, relatando sua trajetória como esposa, mãe e escritora. Eliardo, que é ilustrador, vai interagir com a criançada, desenhando sobre papel branco (flip art), além de narrar junto com Mary.
Palavras Andantes
Na noite de terça-feira (2) os convidados especiais são os integrantes do Projeto Palavras Andantes, que existe desde 2002, em Londrina. O projeto se baseia nos eixos de estímulo à leitura, dada por meio da contação de histórias; política de compras de livros, incentivo ao empréstimo de livros e organização pedagógica das bibliotecas escolares, de modo que sejam atrativas para os alunos. Em 2008, o Projeto Palavras Andantes recebeu a premiação do Viva Leitura, do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação, do governo federal.
Pratas da Casa
O Contador de Histórias de 2018 também terá convidados especiais da própria Rede Municipal. Além de participarem da solenidade de abertura, cantando o Hino Nacional,
o Coral Pequenos Picolis, da Escola Municipal Terezinha Picoli Cezarotto, também é convidado especial da terceira noite, na quarta-feira (3), com a apresentação O Ciclo sem Fim, de O Rei Leão.
Outro grupo que promete impressionar com a apresentação que abrirá oficialmente esta edição do Contador de Histórias é a turma do 5º ano da Escola Municipal Dulce Andrade Siqueira Cunha.
Na segunda-feira os alunos enaltecerão a consagrada obra daquele que é considerado o "Pai da Literatura Infantil", Monteiro Lobato, com uma apresentação coletiva da música Sítio do Pica Pau Amarelo, de Gilberto Gil.
Ref.: https://cascavel.atende.net/
Ocorreu um erro de reconhecimento de sua tela. Atualize a página.