Postado em 31/03/2021 21:09 - Edição: Marcos Sefrin
A sustentabilidade é uma tendência que cresce em muitas áreas, inclusive nas construções. Para quem lida com arquitetura, então, é quase uma lei. O sucesso de quem trabalha nesse setor está cada vez mais ligado a um bom projeto de arquitetura sustentável.
Se você deseja ver o seu nome reconhecido por agregar modernidade, criatividade e ecologia em seus trabalhos, precisa acompanhar os movimentos dessa tendência mundial.
Cientes da importância desse crescente desafio, separamos 6 dicas que podem te ajudar a praticar a sustentabilidade em seus projetos de arquitetura. Confira!
1. Escolha os materiais certos
É importante que os insumos utilizados na execução das obras sejam produzidos de forma a preservar a natureza. Por isso, a origem da matéria-prima utilizada na fabricação desses itens deve ser fiscalizada.
Você pode identificar as empresas que adotam a postura ecológica em todas as etapas de sua produção. Geralmente, elas possuem uma certificação que comprova essa qualidade.
Além disso, existem produtos que são fabricados usando material reciclado, como o cimento feito com resíduos industriais, bem como estruturas confeccionadas com bagaço vegetal. Sempre que possível, dê preferência a esses artigos.
A escolha das peças para o acabamento deve primar pela praticidade e pela facilidade de higienização — o que economiza água e material de limpeza.
2. Otimize a utilização dos recursos naturais
Estude o local da obra para elaborar um projeto de arquitetura sustentável que realmente aproveite os fatores naturais, como a circulação de ar e a claridade. Esse recurso trará economia na manutenção do imóvel e minimizará os impactos ambientais causados pela utilização de energia elétrica.
Outra maneira de economizar energia é a instalação de um telhado verde. Essa é uma ótima forma de incorporar o frescor do verde ao imóvel. A cobertura vegetal ajudará na climatização, tornando o lugar convidativo e agradável, sem precisar de tantos ventiladores e ar-condicionado.
Para fazer isso, basta impermeabilizar a laje e escolher as plantas. Além de auxiliar na sustentabilidade, um jardim ou uma horta podem imprimir um diferencial encantador ao projeto.
3. Aposte na energia solar
A opção pela utilização dessa fonte de energia é uma excelente solução para tornar o consumo de eletricidade mais sustentável. É possível fazer a instalação de células fotovoltaicas para converter luz solar em energia elétrica.
No entanto, se o orçamento for limitado, a colocação de painéis solares apenas para o aquecimento de água é uma alternativa mais econômica. De qualquer maneira, é importante saber que a economia gerada compensará o investimento feito.
4. Possibilite o reúso da água
Uma excelente forma de aliar economia e proteção ambiental é reutilizar pelo menos parte da água consumida na residência. Para esse propósito, você deve buscar mecanismos que possibilitem a captação da água usada em banhos, por exemplo. Essa reserva pode ser usada na descarga do banheiro.
Outra possibilidade interessante é o armazenamento da água da chuva, que pode servir para várias atividades, como limpeza geral e rega de jardins.
5. Alie-se à tecnologia
Um projeto eficiente e contemporâneo não pode abrir mão da tecnologia. Dessa forma, aproveite a eficiência dos equipamentos automatizados, como sensores de presença e climatização programada. Esses sistemas potencializam a economia e ajudam o meio ambiente ao controlar o uso da energia elétrica.
6. Atente-se para a destinação dos resíduos da obra
Os resíduos gerados na construção devem ter destinação correta. Sempre que possível, eleja o reaproveitamento desse material na própria construção. Ele pode, ainda, ser encaminhado para cooperativas de reciclagem.
Viu como é perfeitamente viável conciliar bons negócios e preservação do planeta? Ao apresentar um projeto de arquitetura sustentável, você vai fazer a diferença para seus clientes e para a natureza!
Fonte:blog.grupofortdecor.com.br
Ref.: http://forumdaconstrucao.com.br/
Ocorreu um erro de reconhecimento de sua tela. Atualize a página.