Postado em 27/06/2018 12:31 - Edição: Marcos Sefrin
Festa bienal que estará de volta nos dias 10 e 11 de novembro com a quarta edição, a Nipofest de 2018 foi detalhada nesta manhã (27) ao prefeito Leonaldo Paranhos - autor da Lei 18.819/2016, que inseriu o Festival da Cultura Japonesa - Nipofest - no calendário oficial de eventos do Estado do Paraná, que também faz parte desde 2014 do calendário oficial de eventos do Município - e ao vice-prefeito, Jorge Lange. Os preparativos foram apresentados pelo presidente da Acec (Associação Cultural e Esportiva de Cascavel), Masayuki Inomata, junto com o coordenador geral do evento, Adriano Tomio Hoshi, e demais integrantes da Acec.
Este ano o Festival é especial e tem expectativa de reunir pelo menos 25 mil pessoas. Além de comemorar os 50 anos da Acec em Cascavel, festeja os 110 anos da imigração japonesa no Brasil. Paralelamente, será realizado o 39º Festival de Bon Odori, a dança típica japonesa, que atrai centenas de adeptos. Com uma programação cultural rica e extensa, o Nipofest conta com o apoio do consulado japonês no Brasil, o qual também já confirmou presença e trará para dois dos principais tocadores de Taikô para o evento, que além de abrilhantar as apresentações, participarão das oficinas que serão ministradas às crianças.
A Acec busca apoios para a realização do evento. Uma nova reunião de trabalho será agendada, na Feira do Teatro, com as secretarias de Assistência Social (que envolverá os grupos da terceira idade no evento); a Educação, que participará da gincana que irá escolher os melhores cartazes entre os estudantes do 4º ano que abordem a cultura japonesa (a premiação será a participação das crianças nas oficinas do evento); a Secretaria de Cultura e Esportes, que tem papel fundamental na festa e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Estima-se que pelo menos 200 pessoas ficarão hospedadas na rede hoteleira durante o evento. São visitantes de São Paulo, Londrina e Maringá, entre outras localidades que possuem colônias japonesas e que já confirmaram presença no nosso festival, que atrai adeptos da culinária japonesa e de pratos como yakisoba, temaki, sushi, sashimi, pastel e doces diversos e de atrações culturais como taikô, canto, dança, artes marciais, origami, cosplays, animes, karaokê, exposições e oficinas culturais.
Ref.: http://www.cascavel.pr.gov.br
Ocorreu um erro de reconhecimento de sua tela. Atualize a página.