Postado em 22/01/2019 16:45 - Edição: Marcos Sefrin
"É perceptível o avanço que temos experimentado", declarou o promotor de Justiça Luciano Machado de Souza, presente a primeira Escola de Governo de 2019"
"Vamos prestar contas daquilo que fizemos em 2018 e planejar e apresentar os desafios de 2019. O resultado é positivo. Tínhamos 98 apontamentos do Ministério Público nas nossas escolas e conseguimos baixar 56 projetos, reformamos mais de 30 escolas, e na próxima semana vamos entregar três escolas: uma reformada e duas novas, a Arthur Mombach e Ademir Correia". Este foi um resumo muito sucinto feito pelo prefeito Leonaldo Paranhos para a escolha da Secretaria de Educação para realização da primeira "Escola de Governo" de 2019, que aconteceu na manhã de hoje (22), no auditório da Prefeitura.
Paranhos disse ainda que o Município teve crescimento no Ideb, melhora no cardápio de merenda oferecido às crianças, aumento no número de alunos matriculados na rede municipal e a valorização dos professores. As prioridades para este ano são o cumprimento de metas estabelecidas para o mandato como os programa Escola Segura, Escola Feliz e a construção de novas Escolas, como a da Transparência, na região norte da cidade, que é a escola que será construída com economia feita na licitação dos uniformes escolares, além do novo prédio da escola Gladis Tibola e novos Cmeis para enfrentar o desafio diante da crescente demanda por vagas. "Nossa cidade tem crescido, aumentado a demanda, mas é um desafio que nós temos que ter capacidade de enfrentar e vencer", completou o prefeito.
A secretária Márcia Baldini comandou a Escola desta terça-feira e apresentou os principais números das ações e investimentos da Educação nos últimos dois anos e as projeções para 2019. De acordo com ela, as prioridades da pasta, nestes dois últimos anos foram relacionados aos investimentos em pessoal, capacitação, substituição de professore em regime Processo Seletivo e estagiários que estavam em salas de aula por profissionais efetivos, revitalização dos espaços físicos das escolas, aquisição de equipamentos, mobiliários, uniformes e incremento na merenda, além do permanente investimento na formação continuada dos profissionais da Educação. "Ainda temos muito o que avançar, como por exemplo, a nossa tentativa de amenizar o problema na fila de espera por vagas em Cmeis. Mas com planejamento, expansão na estrutura de vagas e o aumento de vagas reais, vamos atendendo as crianças. Claro que não vamos conseguir zerar, porque o número de crianças que nascem e permanecem em Cascavel gira em torno de 450 a 600 por mês e é natural que estas crianças ingressem em nossos centros de educação", completou.
Presente na Escola de Governo da Educação, o promotor de Justiça, Luciano Machado de Souza, da Educação, Infância, Juventude e Pessoa com Deficiência, ressaltou o esforço do Município em resolver os problemas existentes nas escolas e oferecer aos estudantes um ambiente digno para o aprendizado. "É perceptível o avanço que temos experimentado e mais importante que o avanço que já foi feito, é a perspectiva e necessidade de novos investimentos ações, já abraçados pelo prefeito Paranhos, seja na melhora da qualidade material e de recursos humanos, como também na expansão das vagas, porque continuamos com esta dificuldade. Mas, tudo isso temos que enfrentar e iniciar um ano com boas notícias como as que tivemos aqui hoje e reavivam a esperança nos próximos passos", destacou o promotor.
Posse e devolução de recursos
Também durante a Escola de Governo, seis novos diretores de escolas municipais e Cmeis tomaram posse. Também foi feito por parte da Fundetec, o repasse de R$ 300 mil referentes a economia feitas em licitações, compras e geração de receitas por parte da Agrotec.
Ref.: https://cascavel.atende.net/
Ocorreu um erro de reconhecimento de sua tela. Atualize a página.