Postado em 30/07/2019 18:04 - Edição: Marcos Sefrin
A iniciativa nacional chamada "GreenLegacy" tem a meta de plantar 4 bilhões de árvores no país.
No dia 29 de julho cerca de 350 milhões de árvores foram plantadas em um período de 12 horas na Etiópia. O plantio faz parte de uma iniciativa nacional chamada #GreenLegacy, que pretende cultivar 4 bilhões de árvores no país Africano, encorajando cada cidadão a plantar ao menos 40 mudas.
O projeto visa combater os efeitos da crise climática devido ao desmatamento no país, que já sofre bastante por sua aridez. Segundo dados da ONU, a cobertura florestal da Etiópia declinou de 35% no século passado, para 4% nos anos 2000.
Abiy Ahmed, primeiro-ministro da Etiópia, participou ativamente da campanha do plantio, que foi desenvolvida pelo próprio governo. Vídeos promocionais foram veiculados na mídia estatal pedindo ao público para plantar e cuidar de árvores e também convidando toda a população para o evento. O governo também fechou alguns de seus escritórios para que os funcionários públicos pudessem estar presentes e para fazer a contagem oficial das árvores.
Abiy Ahmed, primeiro-ministro do país, plantantou diversas árvores | Fotos: Divulgação Governo da Etiópia
Segundo dados divulgados pelo governo, foram plantadas exatamente 353.633.660 de mudas em 1.000 locais pré-determinados espalhados por todo o país. As mudas escolhidas são nativas da região subsaariana, portanto, já são adaptadas ao clima árido. A escolha beneficia também todo o ecossistema da região.
O mapa mostra quantas árvores foram plantadas em 12 horas em 29 de julho de 2019.
Quem possuía o recorde mundial de árvores plantadas em um só dia era a Índia, com 66 milhões de árvores em 2017.
Melhor forma de resfriar a Terra
Um estudo recente publicado pela Science, afirma que a melhor solução para combater o aquecimento global, além de preservar as florestas que já existem, é plantando novas árvores.
O estudo do ecologista Thomas Crowther, da universidade suíça ETH Zurich, aponta que há espaço suficiente em parques nacionais, florestas e terras abandonadas existentes no mundo para plantar 1,2 trilhão de árvores extras. Juntas, estas árvores seriam capazes de armazenar CO2 equivalente a uma década de emissões de dióxido de carbono.
Segundo o ecologista, se tal meta fosse alcançada, superaria qualquer outro método para combater a mudança climática, mesmo considerando investimentos em energia renovável e dietas vegetarianas.
“É uma coisa linda porque todos podem se envolver. As árvores literalmente apenas tornam as pessoas mais felizes em ambientes urbanos, elas melhoram a qualidade do ar, a qualidade da água, a qualidade dos alimentos, o serviço ecossistêmico, é uma coisa tão fácil e tangível,” disse o ecologista.
Matéria feita por Mayra Rosa Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.
Ref.: https://ciclovivo.com.br
Ocorreu um erro de reconhecimento de sua tela. Atualize a página.