Postado em 27/03/2021 11:38 - Edição: Marcos Sefrin
A Série F da Ford é a linha de picapes mais vendida da história e do mercado norte-americano, onde lidera a categoria desde 1977. Lançada em 1948, além das picapes, também envolve caminhonetes sobre chassi e caminhões leves.
Na primeira geração, os utilitários se chamavam F1, F2, F3... até F8. Na segunda, de 1953, passou a ser a F-100, F-110, F-250, F-260, F-350, F-360, F-500 e F-900. A designação F-150 estreou na sexta geração, de 1973. E a linha ainda teve as versões da Mercury e da Lincoln, divisões de luxo da Ford, como as M100, Blackwood e Mark LT. Priorizando a picape "mais leve" (mesmo já sendo full-size), mas mostrando alguns caminhões, vou contar a sua história em fotos.
Em 2020, foi lançada a décima-quarta geração, começando pela F-150, podendo surgir os modelos maiores nos próximos anos.
Em 14 gerações, carroceria, mecânica e equipamentos evoluíram muito ao longo destes 72 anos. A cabine dupla surgiu em 1969 (aqui no Brasil até antes, em 1963) e a estendida em 1973. Os motores V8 já eram usados antes mesmo da Série F, no V8 de 1932. Mas surgiram motores menores (V6) e mais eficientes, com injeção eletrônica e turbo (inclusive nos V8), até chegar a propulsão híbrida da nova geração. As versões mais pesadas chegaram a ter motores V10. E ainda tivemos as versões esportivas como a SVT Lightning e Raptor.
Do câmbio manual de 3 marchas ao automático de dez marchas na nova geração. Dos freios a disco (a partir da sexta geração) com ABS (na oitava geração 1987), além de equipamentos como ar condicionado e rádio AM (1969, na quinta), vidros, travas e retrovisores elétricos (sétima, de 1980), airbags dianteiros (1994), laterais, de cortina, tocadores de CD e sistema multimídia com espelhamento, até chegar aos recursos semi-autônomos (piloto automático adaptativo e detecção de pedestres na atual geração e direção sem botar a mão no volante nesta nova) das duas últimas gerações, muitos itens de conforto e segurança evoluíram na Série F.
A série F chegou ao Brasil já na primeira geração, totalmente importada, e a partir da segunda (1957) começou a ser fabricada em São Paulo, no bairro do Ipiranga, inicialmente com apenas 40% de nacionalização. Não tivemos a quarta (1961), a sexta (1973), a sétima (1980) e as três últimas gerações (2004, 2009 e 2015). Mas foram produzidas, além da segunda, a terceira (aqui de 1962 a 1971), a quinta (1971 a 1992), a oitava (1992 a 1997), a nona (1997 e 1998) e a décima (mas só a partir da F-250 de 1998 a 2012).
Sem contar os caminhões, como o F-600, primeiro Ford fabricado no Brasil, a picape mais leve da linha F se chamou F-100 de 1957 até 1979, quando recebeu motor a diesel e mudou para F-1000 (Picape do Ano da revista Autoesporte em 1994), ainda com a carroceria de quinta geração. O nome foi usado até 1998, quando deu lugar à F-250, que é mais pesada que a F-150 e exigia carteira de habilitação categoria C. Há a esperança de que a nova F-150 venha importada.
Como são 14 gerações, vou seguir a proposta original desta seção, que é mostrar apenas a evolução em fotos, pois uma história completa com as devidas fotos levaria semanas e até meses para ser publicada no ritmo que eu escrevo. Se a nova F-150 vier para cá, contarei a história da Série F no Brasil com mais detalhes.
Primeira geração (1948-1952)
Ford F1. Demais versões se chamavam F2, F3, F4, F5, F6, F7 e F8. Fotos: internet |
Mercury M100 - divisão de luxo da Ford |
Caminhão F8 |
Ford F1 1951 |
|
Ford F8 1952 |
Segunda geração (1953-1956)
Ford F100 1953. Versões passaram a se chamar F100, F110, F250, F260, F350, F360, F500 e F900. |
Caminhão Ford F900 |
Mercury M100 |
No Brasil de 1957 a 1962
Ford F100 no Brasil |
Ford F600 |
Terceira geração (1957-1960)
Ford F100 1957. Nesta geração, entra em cena a tração 4x4. Fotos: American Muscle Car Museum |
F100 1960 Styleside |
Mercury M100 |
Mercury M100 |
No Brasil de 1962 a 1971
Ford F600 1963 |
F100 Passeio 1965 |
F100 Rancheiro 1965 |
Ford F600 1965. Foto da internet |
Quarta geração (1961-1966)
Nesta geração o nome Ranger, que hoje é uma linha mais compacta, apareceu pela primeira vez em uma das versões de topo. Fotos: Mecum Auctions |
Ford F600. Foto: internet |
Mercury M100 1965. Foto: internet |
Quinta geração (1967-1972)
Ford F100 nos Estados Unidos. Fotos: internet |
Ford F100 norte-americana 1972, com estilo frontal semelhante ao que foi adotado no Brasil um ano antes. Foto: internet |
Mais acima, Mercury M100 1967. Logo acima, Mercury M250. Fotos: internet |
Ford F600. Foto: internet |
No Brasil de 1971 a 1992
No Brasil, a F100 manteve esse nome até receber o motor a diesel em 1979, quando mudou para F1000, mesmo com motor a álcool e gasolina. |
Foto: revista Quatro Rodas |
Ford F4000, lançada em 1975 |
F1000, face-lift de 1986 |
F4000 face-lift de 1986 |
Os derivados independentes no Brasil
Sulam Monaco |
Sulam |
Walk |
Brasilvan |
Furglaine início dos anos 1980 |
Furglaine final dos anos 1980 |
Furglaine início dos anos 1990 |
SR XK em versões perua e picape |
MATÉRIA FEITA POR GUSTAVOCARMO - DIA 02 DE SETEMBRO DE 2020
Ref.: https://novoguscar.blogspot.com/
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