Postado em 18/12/2018 17:33 - Edição: Marcos Sefrin
Para dispor de produtos frescos ou mesmo para comércio local, as mini-hortas são uma alternativa viável dentro das cidades.
O plantio de hortaliças, condimentos e ervas medicinais vem ganhando os espaços urbanos das cidades brasileiras.
A tendência, que também tem ganhado adeptos em metrópoles internacionais, algumas vezes é consequência do pouco tempo disponível para o lazer.
O cultivo de especiarias em casa passa a ser uma das poucas formas de contato com os elementos da natureza.
Outras vezes a manutenção da mini-horta vem da necessidade de cuidar melhor da alimentação familiar, minimizando o contato com agrotóxicos.
O fato é que esta tendência tem potencializado um novo nicho de mercado. Ao invés de cultivar plantas ornamentais, as pessoas estão com frequência montando mini-hortas,
seja em varandas individuais ou em hortas coletivas, nas áreas comuns dos prédios.
Criando um modelo de negócios sustentáveis: hortaliças
Projetos de sucesso
Do interior de São Paulo, um projeto de mini-hortas para pequenos espaços já ganhou até prêmios. Depois de concorrer com outros 35 projetos e 500 participantes, a ideia da unidade do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac) de Botucatu levou um prêmio de R$ 4 mil (R$ 2,5 mil para o grupo e outros R$ 1,5 mil para o instrutor) com a primeira colocação na 2ª edição da Feira Nacional de Empreendedorismo.
A Florap, companhia criada pelos alunos do Cebrac de Botucatu, levou para a feira o produto focando na inovação e que também pode ser usado como uma peça de decoração – as mini-hortas contam com sistema de iluminação e de irrigação próprios. No estande da Feira, o grupo também expôs um aquário que mantinha, na parte superior, uma mini-horta hidropônica.
A Embrapa Hortaliças, empresa pública brasileira que é referência mundial em pesquisa, desenvolvimento e inovação em olericultura tropical, antecipando a tendência, realiza desde 2004 um programa para cultivo de hortas em pequenos espaços voltado para o público urbano.
A iniciativa tem como objetivo a transferência de tecnologia de produção de hortaliças em pequenas áreas, além de propiciar maior contato com a natureza, criando a possibilidade de uma maior interação com as plantas. Essa atividade pode funcionar, ainda, como coadjuvante na prevenção do estresse cotidiano.
Horticultura com design: produza com mais qualidade
Case internacional
Em Nova York, um projeto de hortas urbanas já nasceu como um negócio social. Em canteiros no topo de dois prédios comerciais nos bairros Queens e Brooklyn são cultivados legumes, verduras, frutas e ervas. As atividades são realizadas por funcionários e voluntários e a produção é vendida para restaurantes locais.
A Brooklyn Grange Farm também comercializa uma espécie de “cesta básica orgânica” para famílias que queiram receber os alimentos semanalmente em casa, além de vender a granel em uma feira aos sábados no topo dos prédios.
De acordo com projeções de especialistas, cerca de 80% da população mundial viverá nas cidades até 2030. Por isso, a ideia de produzir e consumir localmente, difundida nos últimos anos também em Londres, tem movido incentivos por parte da prefeitura de NY, que se comprometeu em criar esquemas que suportam a produção urbana.
A exemplo dos antigos
A produção de alimentos no coração de cidades não é propriamente novidade – a prática era frequente na Antiguidade, do Egito a Machu Picchu.
A jornalista Regina Scharf relata no texto Semente Urbana a experiência de um americano que colhe safras recordes de alimentos orgânicos em um bairro urbanizado e que começa a revolucionar a cultura alimentar de fast-food do país.
Apoio para MPEs
As oportunidades de negócios para o plantio em áreas urbanas alcançam empresas de diversas atividades: das produtoras de sementes e mudas aos prestadores de serviços de jardinagem e decoração ou mesmo de arquitetura e urbanismo.
Por isso, se você se identificou com algumas dessas perspectivas, busque o apoio do Sebrae no seu estado. Conheça nossas unidades.
Saiba mais sobre o mercado de hortaliças no Brasil
Ref.: http://www.sebrae.com.br/
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