Postado em 24/01/2020 17:47 - Edição: Marcos Sefrin
Durante a longa história da motocicleta, muito poucos designers conseguiram realizar fantasias excepcionais como motocicletas de produção: eles quase sempre permanecem como protótipos, da esquerda para nós como sedutora 'o que ses'. Esse é o destino do fantástico Moto Major, criado em 1947 pelo engenheiro piemontês Salvatore Maiorca, que nunca deixa de causar confusão. O Moto Major foi apresentado no BikeExif , eleito o Melhor do Show no Concorso Eleganza Villa d'Este em 2018 e atualmente é apresentado (de 29 de novembro a 30 de março de 2020) no Museu Nacional do Automóvel de Compiègne ( França) como parte da exposição 'Concept Car: Pure Beauty'.
Imagine a reação do público italiano na mostra de Milão de abril de 1948, descobrindo esta motocicleta futurista, com uma carroceria graciosa e totalmente fechada, e sem rodas raiadas. François-Marie Dumas
Fantástico, surreal, futurista e, no entanto, um produto de sua época, o Moto Major se originou como um extraordinário exercício de estilo em uma instalação de pesquisa aerodinâmica. Seu desenvolvimento foi muito oneroso e financiado no pós-guerra imediato pela Aeritalia em Turim, uma subsidiária da Fiat que ofereceu a Salvatore Maiorca seus recursos industriais. O gigante italiano de automóveis e aeronaves conhecia e confiava em Maiorca para explorar uma possível motocicleta FIAT. Foi a segunda vez que a FIAT manifestou interesse em veículos motorizados de duas rodas: sua primeira experiência foi uma scooter projetada em 1938, que se mostrou muito semelhante a um protótipo Piaggio de 1945, o Paperino.
De todos os ângulos, o Moto Major é impressionante e atraente. O único protótipo permanece em condições originais e não restauradas. Giorgio Sarti
Embora possa ter sido moldado em um túnel de vento, o Moto Major não emergiu no vácuo. Seus temas de cerco total combinado com racionalização aerodinâmica foram au courant em 1930, e depois da interrupção da 2 ª Guerra Mundial, os designers sobreviventes estavam ansiosos para colocar suas idéias em metal.
A incrível carroceria do BMW R12 pessoal de Louis Lucien Lepoix, construído em 1947. Leia mais sobre Lepoix aqui . [Arquivo de François-Marie Dumas]
A linhagem à qual o Moto Major pertence é um legado de grandes inovadores, alguns dos quais produziram suas máquinas em série e outros que não. Entre eles estão Georges Roy, cujas Novas Motocicletas e Majestosas do final da década de 1920 eram obras de arte Art Deco, enquanto o italiano Miller Balsamo de 1939 ainda hoje parece praticável. Da Alemanha, o Killinger & Freund de 1938 explode a Internet toda vez que é (re) descoberto nas mídias sociais, enquanto a reconstrução do BMW R12 no pós-guerra de Louis Lucien por Lepoix é talvez o mais estilisticamente mais próximo do Moto Major, em suas varreduras dinâmicas e fluidas de carroçaria. O objetivo de Salvatore Maiorca era tão simples quanto ambicioso: criar uma motocicleta extremamente avançada, tanto em termos de estilo quanto de conceitos mecânicos, que utilizasse as capacidades industriais únicas do império FIAT, com sua capacidade de prototipar rapidamente tudo, desde carroçaria em metal aerodinâmico, novos designs de motores e até rodas inspiradas em aeronaves. A criação de Maiorca certamente atendeu a essas ambições.
Os escapamentos de rabo de peixe gêmeos escondem um segredo: apenas um lado é funcional! Giorgio Sarti
O mais extraordinário é que, mais de 70 anos depois, a estética do Major ainda é revolucionária. Sim, eles são datados, mas dificilmente, com aerodinâmica diabólica que lembra cefalópodes. A carroceria escultural está repleta de detalhes impressionantes, como os silenciadores cujas caudas horizontais de peixe exacerbam o dinamismo das linhas. E que cortina! A carroceria da chapa de aço abrange completamente a motocicleta, deixando apenas as rodas, o farol e o guidão salientes. Assim, mantém uma pureza absoluta de linha, que vai da cabeça do farol até o cubo da roda traseira, enquanto a carcaça dianteira curva suave e inteligente para cercar a roda dianteira e, em seguida, dispara de volta para proteger o motociclista.
O guidão se move em uma fenda na carroceria, entre o velocímetro e um botão do amortecedor de direção. François-Marie Dumas
Bravo para este artista soberbo, cuja engenhosidade não se limitou ao estilo. A carroçaria sublime também é projetada como um casco autoportante e totalmente monocoque. É livre abraçar as rodas dianteiras e traseiras de perto, porque a suspensão não está entre as rodas e o chassi, mas entre os aros das rodas e seus cubos! Maiorca usou a idéia de suspensão na roda em seus projetos de aeronaves, reinventando uma idéia quase tão antiga quanto a motocicleta: a roda elástica.
Felix Millet em 1887 com seu revolucionário motor de 5 cilindros nas rodas, juntamente com sua suspensão patenteada nas rodas por meio de aros de aço enrolados. Uma de suas motos ainda está intacta e pode ser encontrada no Musée des Arts et Metiers, em Paris. [Arquivo de François-Marie Dumas]
O conceito de suspensão nas rodas foi originalmente patenteado por Felix Millet em 1887, que também preferia manter seus motores radiais dentro das rodas de seus veículos experimentais de duas e três rodas. A roda elástica permaneceu o sonho de um engenheiro para sempre e foi usada no trem de pouso de aeronaves na década de 1930, por exemplo, o Gloster Gladiator . O exemplo de motocicleta mais conhecido é o Triumph Sprung Hub, projetado por Edward Turner em 1938 e destinado à produção nos modelos Triumph de 1940, mas atrasado pela guerra até a linha de modelos de 1946. Embora a roda elástica da Triumph possa ter sido um desvio conveniente antes de introduzir uma estrutura adequada do braço oscilante (em 1955), fazia sentido como um método de manter o peso não suspenso no mínimo. Simplificando: massa não suspensa é o que absorve solavancos e deve se mover diretamente sobre eles - as rodas e os freios, normalmente - em vez de serem isolados desses solavancos - o resto do chassi e do piloto. Quanto mais leve o peso não suspenso, mais responsiva a suspensão, devido à redução do momento e do atraso.
A suspensão de rodas do Moto Major usa 12 discos de borracha por roda para suspensão, para fornecer um deslocamento nominal de 50 cm. François-Marie Dumas
A roda elástica do Moto Major é simples em princípio e construída em três partes. Duas flanges de liga leve montadas em cubo prendem um disco central em forma de pétala entre seis pares de cilindros de borracha de 50 mm e dois parafusos grandes no aro, por sua vez, prendem o disco central através de outros seis pares de tampões. É um sanduíche de disco com maionese de borracha. Em teoria, esse dispositivo mantém a rigidez lateral enquanto permite o movimento do aro em um plano vertical de mais ou menos cinco centímetros, à medida que as almofadas de borracha pressionam. Um testador de estrada contemporâneo relatou: “O movimento do aro é de 50 mm sem deformação transversal, e oferece um exemplo de estrada comparável a um BMW. " Maiorca garantiu à imprensa que foram feitos testes de bancada equivalentes a 40.000 quilômetros e mostrou desgaste mínimo dos elementos de borracha, já que cada um deles (24 no total) experimentou apenas um pequeno esforço. Fazendo as contas: 150 kg (bicicleta) + 80 kg (ciclista) = 230 kg (506 libras). Dividido por 24 = 9,6 kg (21 libras) de peso para cada tampão de borracha, o que não é enorme. Mas, claramente, quando a borracha se deteriorar, o efeito sobre a manutenção da estrada será duplo mais prejudicial, para citar um romance do período .
Uma vista em corte do Moto Major de 350 cilindros, mostrando o sistema de direção, o motor monocilíndrico em linha, a movimentação do eixo e o tanque de combustível sob a sela. [Arquivo de François-Marie Dumas]
O Moto Major foi projetado na forma de um e dois cilindros, embora apenas o único de 350cc pareça ter sido construído. No projeto de dois cilindros, o design das rodas elásticas é mais rudimentar, com um disco central semelhante suspenso em um pequeno pneu interno, com flanges laterais garantindo rigidez. Basicamente, o design tem duas rodas concêntricas com um pequeno pneu central atuando como um amortecedor, um pouco como a patente de 1955 de Boris Vian.
O motor de 350cc do Moto Major foi desenvolvido em colaboração com o engenheiro Angelo Blatto, que teve uma experiência significativa nas décadas de 1920 e 1930 em Aquila, Augusta, OMB e Ladetto & Blatto. É um motor a quatro tempos inspirado no motor aeronáutico, com um cilindro de aço torneado e uma cabeça de cilindro de alumínio. Um ventilador no final do eixo de manivela fornece resfriamento por ar forçado, enquanto o longo eixo de manivela aciona uma caixa de quatro velocidades controlada por pedal e um acionamento final do eixo. O kickstarter é removível, como na primeira Honda 1000 Gold Wing de 1975.
O conceito Moto Major de dois cilindros aparentemente nunca foi construído, mas especificou um motor de dois cilindros resfriado a água com uma forma diferente de suspensão nas rodas e mecanismo de direção mais simples. Arquivos de François-Marie Dumas
O design de Salvatore Maiorca para uma versão de dois cilindros do Moto Major antecedeu o single que acabou sendo produzido e, de certa forma, era tecnicamente mais exótico. O motor era de dois cilindros verticais, longo e de refrigeração líquida, com dois radiadores embutidos na carenagem alimentados por entradas de ar na frente. Foi um pouco retrógrado ao surgir um turno manual através da carroceria e o guidão exposto. Os escapamentos gêmeos saíram por meio de rabos de peixe achatados nos fundos, que o modelo único de 350cc mantinha, apesar de ter apenas um tubo de escape! O segundo rabo de peixe é um manequim, apenas para equilíbrio estético.
Ilustrações de período raro explicando as camadas incluídas na suspensão do major. Arquivos de François-Marie Dumas
No otimismo feliz do período pós-guerra, os executivos da FIAT pareciam esquecer o custo proibitivo de construir uma máquina tão radical. Embora o Moto Major permanecesse único, uma empresa foi criada em Milão em 15 de janeiro de 1948 para comercializar suas rodas, com as instalações de construção SARE (Società Applicazioni Gomme Elastiche) e SAGA (Società Applicazioni Gomme Elastiche) e SAGA (Società Applicazioni Gomme Antivibranti) para sua construção em colaboração com a Pirelli. A Pirelli ficou feliz em exibir o Moto Major em seu estande no Salon de Milão, em 1948, onde criou uma sensação duradoura, semelhante ao BMW R7 ( 'A melhor moto que nunca fabricou' ): máquinas que, uma vez vislumbradas, permanecem em a memória para sempre, mas também permanece ilusória e não produzida. O sonho do Moto Major era bom demais para ser verdade.
O sonho que não era para ser. O protótipo do Moto Major de 1947. François-Marie Dumas
Protótipo do Moto Major de 1947
Motor: motor monocilíndrico vertical de 4 tempos com virabrequim longitudinal / cilindro de aço torneado, cabeça de cilindro de alumínio / resfriamento a ar forçado / 349,3cc (76 x 77 mm) / 14 hp a 5200 rpm / carburador Dell'Orto / lubrificação por circulação de óleo e ignição por bomba dupla / bateria-bobina.
Transmissão: Embreagem multi-chapa seca / caixa de 4 velocidades com câmbio de marchas / Transmissão final por eixo e engrenagem cônica
Chassis: Corpo em chapa de aço autoportante / Cubo esférico e direção controlada por barras / rodas elásticas de 19 ″ com 24 suspensões deformáveis em bloco de borracha
Dimensões e desempenho: 150 kg em ordem de marcha (motor de 43 kg) / tanque 13 litros / 105 kmh (63 mph)
O Moto Major pode funcionar novamente, mas seus amortecedores de borracha são únicos e estão se deteriorando, então o atual proprietário - o Arquivo do Museu Hockenheim - decidiu mantê-lo exatamente como está, por enquanto. François-Marie Dumas
ARTIGO FEITO DIA 19 DE NOVEMBRO DE 2019 | IN ART + DESIGN | POR FRANCOIS-MARIE DUMAS
François-Marie Dumas [ @ francoismarie.dumas ] é uma jornalista motora, autora e juíza chefe sediada em Paris na Concorso Eleganza Villa d'Este. Visite o site dele: moto-collection.org .
Ref.: https://thevintagent.com/
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