Postado em 21/03/2019 22:59 - Edição: Marcos Sefrin
Os textos asseguir em itálico foram retirados do material oficial da imprensa da Ford para o lançamento da linha '73 do Galaxie, ou a primeira "grande" re-estilização do Galaxie no Brasil. Os textos logo abaixo das fotos em preto e branco foram retirados da parte traseira das fotos, que possuem um papel datilografado com uma "explicação" da foto, reparem que o 500 apresentado à imprensa também possuia vinil de fábrica. O início desse material de imprensa eu usei para contar o começo da história do Galaxie no Brasil que você pode ver nesse post aqui, mas antes de mergulhar no texto original e voltar ao passado vamos à alguns fatos curiosos:
A Notícia/45 da Ford assinada pelo HNS (possivelmente um Gerente ou diretor de Marketing da Ford) foi datada de 7/6/72 (quarta-feira) e menciona que a Ford apresentou os carros em um churrasco em sua Chácara do Rudge Ramos (São Bernardo do Campo SP que também foi palco para as fotos dos carros) na quarta feira passada, que seria dia 31/5/1972. O Cadastro Nacional do Galaxie conta com a presença de alguns dos primeiros carros '73 alguns já possivelmente desmanchados pois os chassis foram encontrados no JusBrasil e o primeiro com data que conhecemos é o CNGº284 com final do chassi 00224 fabricado em 17/05/1972, portanto eu creio que a produção da linha '73 teve seu início no começo de maio de 1972 e teve seu fim em Outubro de 1975 dando espaço para a última grande re-estilização, a linha '76.
O material contém um descritivo também de como foi a elaboração do comercial de TV, este que eu nunca o vi, e também não consegui encontrar no youtube, se alguém tiver seria muito legal compartilhar :)
Uma boa leitura de volta ao passado:
FORD MOSTRA NOVOS GALAXIE E LTD
Nova grade dianteira e nova ornamentação traseira e nas laterais são as principais alterações de estilo que a Ford introduziu no Galaxie 500 e no LTD Landau para 73. Os novos carros foram apresentados à Imprensa durante um churrasco oferecido pela Empresa em sua chácara de Rudge Ramos, São Bernardo, na última quarta-feira.
O novo Ford LTD Landau o mais sofisticado da série tem na grande dianteira a sua maior novidade de estilo. Frisos verticais ao centro, lembrando um radiador, e duas placas retangulares na cor do carro, de cada lado da grade, identificam bastante o modelo brasileiro com os carros americanos de luxo, notadamente o Lincoln Continental. O Galaxie 500 também tem a saliência central na grade dianteira (acompanhando o desenho do novo capô), com frisos horizontais que tomam toda a frente do carro.
A nova ornamentação traseira acompanha as linhas dos para-lamas, que foram redesenhados. Unindo as lanternas retangulares, uma faixa acompanha o contorno da tampa do porta-malas. No Ford LTD Landau, essa faixa tem frisos brilhantes horizontais em fundo preto, com a aplicação do logotipo Ford no lado direito. O Galaxie 500 tem a faixa em cor prateada, com o nome Ford em relevo.
A mecânica dos novos modelos da linha Galaxie 500/LTD Landau mantem praticamente as mesmas características técnicas dos modelos 1972, mas apresentando um novo sistema de refrigeração do motor, desenvolvido a partir do maior espaço obtido com a nova grade. Esse sistema permite ao motor trabalhar em regimes mais severos sem atingir altas temperaturas e beneficia também o ar condicionado, principalmente no trânsito congestionado das grandes cidades.
Outra novidade mecânica dos carros de luxo da Ford são os freios a disco nas rodas dianteiras, equipamento opcional nos modelos anteriores e agora incorporado à linha ‘73
Noticia/45
7. 6.72.
/hns
AQUI, AS NOVIDADES
O Galaxie 500 e o LTD Landau aparecem em sua versão 1973 com grandes modificações de estilo, principalmente na frente e traseira, aumentando ainda mais a sofisticação, requinte e conforto dos carros de luxo da Ford.
Uma nova grade dianteira para cada modelo, capô e para-lamas traseiros redesenhados e novos frisos laterais são as principais novidades externas da linha Galaxie. Por dentro, destaque para o novo estofamento do Galaxie 500 e para os novos gráficos do painel de instrumentos.
Estilo
As modificações introduzidas na nova 11nha pretendem trazer para os carros brasileiros a mesma reputação de luxo e conforto de que desfrutam os modernos carros americanos, principalmente o Lincoln Continental.
No Galaxie 500, a nova grade em frisos horizontais cromados tem uma saliência lembrando um radiador e acompanhando o novo desenho do capô. No LTD Landau, a saliência central da grade é acentuada pelos frisos cromados dispostos verticalmente. Placas retangulares da cor do carro, colocadas de cada lado da grade, receberam as lanternas de estacionamento e luzes de direção.
As modificações na traseira incluem novas lanternas que combinam com a moldura do porta-malas e com as novas linhas (agora mais aerodinâmicas) dos para-lamas. A ornamentação da tampa do porta-malas, que une as duas lanternas traseiras, difere do LTD Landau para o Galaxie 500. O primeiro tem frisos horizontais brilhantes em fundo preto e a aplicação do novo emblema "LTD", enquanto que o Galaxie 500 tem a parte central da ornamentação em cor prateada com a palavra "Ford" estampada em relevo. Novo símbolo na “coluna C” (lateral traseira do teto) foi criado para o Galaxie.
As laterais mantem as mesmas linhas dos modelos anteriores, mas receberam novos frisos cromados - duplos no Galaxie 500 e triplos no LTD.
Enquanto o Galaxie 500 recebeu novas calotas de aço inoxidável com elementos raiados pintados de preto, um novo símbolo foi criado pelo Departamento de Estilo da Ford para identificar de agora em diante os carros LTD. Aliás, esta sigla foi praticamente eliminada no modelo ‘73, figurando apenas no emblema colocado na lateral traseira do teto.
Mecânica
Considerado pelos técnicos da Engenharia da Ford como um carro muito apurado e quase perfeito, o Galaxie traz como novidade um sistema de refrigeração muito mais eficiente e superdimensionado.
Aproveitando a mudança feita pelo estilo na grade dianteira, os engenheiros aumentaram a área frontal e o número de tubos do radiador para aumentar a eficiência da refrigeração do motor nas piores condições de trânsito.
O ar condicionado também terá melhor rendimento com as modificações feitas na frente do veículo. Com o novo “cooling package” (sistema que conduz o ar exterior às áreas sujeitas a contínuas elevações de temperatura) não só o condicionador de ar interno ganha em eficiência como o motor trabalha em regime muito mais suave, estabilizando o consumo de combustível.
As cores
A linha Galaxie 500/LTD tem três cores metálicas inéditas: Vermelho Imperial, Turqueza Mônaco e Verde Eden. Além do Branco Nevasca e do Preto Bali, os dois carros poderão ainda ser adquiridos na cor Marrom Canela, uma das cores mais solicitadas pelos compradores do Corcel, agora também incorporada na linha Galaxie/LTD
/hns.
Abaixo temos a apresentação do que foi desenvolver o comercial da linha '73:
ASSIM COMEÇARAM OS "ANOS DOURADOS"
Dois sujeitos batendo papo perto de um cinema em São Paulo pode parecer um fato normal. Mas quando a coisa acontece no bairro de Cangaíba, além da Penha, e de madrugada, é o suficiente para despertar suspeitas em qualquer policial. E para explicar aos homens da lei que eles estavam apenas esperando os novos modelos ’73 do Galaxie 500 e LTD para as fotos da campanha de publicidade foi um Deus nos acuda.
Foi o primeiro problema que o pessoal de publicidade da Ford e da J.W. Thompson encontrou no início do trabalho de fotografia e filmagem para a promoção do lançamento da linha Galaxie/LTD para 1973. Um cinema de Cangaíba foi alugado e totalmente remodelado para esse trabalho, que durou quase 25 dias e movimentou cerca de 70 modelos profissionais e mais 16 técnicos, entre cinegrafistas, fotógrafos, iluminadores, decoradores, etc. A campanha de lançamento da nova linha Galaxie obedece ao tema "Época dos Anos Dourados", estabelecendo uma comparação com os "anos dourados" de Hollywood na década de 50, quando astros e estrelas circulavam pelo mundo dentro de carrões sofisticados.
Criando um elo de ligação entre o passado e o presente, a temática da campanha mostra que esses "anos dourados" existem sempre, principalmente agora que a Ford e o País atravessam uma fase de grande desenvolvimento tecnológico e industrial.
Para tanto, o cinema foi transformado num cenário apoteótico dos "anos dourados", com cubos de 50 cm x 50 cm pintados em amarelo ouro e formando uma pirâmide simulada. Para a execução desse trabalho, o pessoal da Ford e da J. Walter Thompson Publicidade precisou remodelar inteiramente aquela casa de espetáculos com pintura e forração novas, além do revestimento total do piso com plástico especial.
Os modelos, usando roupas sociais e esportivas comuns, sem black-tie, ficaram presos dentro do cinema durante uma semana inteira, na fase de filmagem dos comerciais para a televisão. Basta dizer que, durante um almoço da equipe no próprio set de filmagens foram consumidos 7O frangos assados. Sempre que um cenário estava pronto para fotos ou filmes, os técnicos usavam câmeras Polaroid (que fotografam e revelam instantaneamente para analisar detalhes como posição dos modelos, iluminação etc).
Depois de 25 dias de trabalho intenso dia e noite e de milhares de pés de filmes rodados, a equipe conseguiu um merecido descanso. As fotos e os filmes já estavam prontos, e o restante seria responsabilidade dos homens de laboratório e de criação da agência para a elaboração final dos anúncios para jornais, revistas, rádio, televisão, outdoors e outros materiais de sustentação da campanha. Os "anos dourados" estavam apenas começando.
/hns.
FICHA TÉCNICA GALAXIE 500 E LTD 1973
MOTOR
Descrição
Dianteiro, 8 cilindros em V, 4 tempos, virabrequim de 5 mancais.
Comando de válvulas central, acionado por corrente. Válvulas nos cabeçotes, acionadas por tuchos mecânicos, hastes e balancins. Sistema de distribuição simples com bobina e distribuidor de avanço centrifugo e a vácuo. Lubrificação tipo "Full-Flow" com bomba de óleo mecânica de engrenagens e filtro com elemento removível. Arrefecimento a água, sob pressão, com bomba centrífuga, radiador e termostato. Carburador de corrente descendente com 2 venturis, tipo D.F. Vasconcelos 444. Bomba de gasolina mecânica.
Medidas motor 292 pare Galaxie 500 e LTD
Diâmetro x curso 95,25 x 83,82 mm
Cilindrada 4.785 cm3
Potência máxima (SAE) 190 HP a 4.600 rpm
Torque máximo (SAE) 37,2 kgm a 2.600 rpm
Razão de compressão 7,8: 1
Relação pêso/potência (média) 9,1 kg/HP
No Galaxie 500 e LTD
Transmissão mecânica
Caixa mecânica de 3 marchas sincronizadas para frente e uma ré.
Relações das marchas: I) 2,67:1; II) 1,60: 1; III) 1.00: 1; ré) 3,44: 1
Embreagem: Monodisco a sêco com 267 mm de diâmetro.
Diferencial: Transmissão nas rodas traseiras, através de diferencial com conjunto corda-pinhão, tipo hipóide.
Relação do diferencial: 3,54: 1
Diferencial Auto-Blocante opcional
Transmissão automática:
Automática com conversor de torque hidráulico e engrenagens planetárias com estágios de três velocidades para frente e uma ré
Relações das marchas: I) 2,46:1; II)1,46: 1; III) 1.00: 1; ré) 2,20: 1
Diferencial: Transmissão nas rodas traseiras através de diferencial com conjunto corda-pinhão, tipo hipoide.
Relação do diferencial: 3,31: 1
Diferencial Auto-Blocante opcional.
DIREÇÃO
No Galaxie 500 e LTD
Hidráulica, do tipo de esferas recirculantes. O curso do volante é de 4 voltas de batente a batente.
CARROÇARIA E SUSPENSÃO
Carroçaria de aço, 4 portas, 6 lugares, montada sobre chassis retangular com vigas transversais.
Suspensão Dianteira
Independente, braços triangulares superiores e inferiores simples, além de tensor e barra estabilizadora. Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos de dupla ação.
Suspensão traseira
Eixo rígido com 2 braços tensores inferiores e um superior, além de barra estabilizadora transversal. Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos de dupla ação
FREIOS
A disco nas rodas dianteiras. A tambor nas rodas traseiras com sistema Master Vácuo.
Fluido para Freios Motorcraft B-FFL-HD
SISTEMA ELETRICO
Bateria 12v e 40 Ah
Alternador 12v, 40 A
DIMENSÕES
Distância entre eixos 3023 mm
Bitola dianteira 1575 mm
Bitola traseira 1575 mm
Largura máxima 2007 mm
Comprimento máximo 5430 mm
Altura máxima 1412 mm
Distância mínima do solo (veículo com carga máxima) 140 mm
PESOS
|
Galaxie 500 |
LTD |
Peso em ordem de marcha* |
1726 kg |
1728 kg |
Distribuição: Eixo Dianteiro |
936 kg |
955 kg |
Distribuição: Eixo Traseiro |
790 kg |
773 kg |
Peso Total Admissível |
2212 kg |
2214 kg |
*carro abastecido
CAPACIDADES
Tanque de Gasolina |
76,0 Litros |
Carter do Motor |
4,4 Litros |
Caixa de Marchas (mecânica) |
1,9 Litros |
Diferencial |
1,7 Litros |
Água do Sistema de Arrefecimento |
13,7 Litros |
Espaço do porta-malas |
541 dm3 |
RODAS E PNEUS
Aro das rodas 15x5
Pneus: sem câmara 7,75 x 15 - 4 lonas
Pressão recomendada: em ordem de marcha
24 psi na frente
24 psi atrás
com carga máxima
26 psi na frente
28 psi atrás
PERFORMANCE E MEDICÕES
Consumo médio de gasolina:
Galaxie 500 6,5 km/litro
LTD 6,2 km/1itro
Velocidade máxima:
Galaxie 500 159 km/h
LTD (com transmissão automática) 152 km/h
Alcance das marchas do Galaxie 500 com transmissão mecânica em km/h, cambiando-se a 4.400 rpm
I) de 0 a 60 km/h
II) até 99 km/h
III) até 159 km/h.
/hns.
E com as especificações técnicas da nova linha se encerra o material de imprensa que é parte do acervo do Cadastro Nacional do Galaxie que é compartilhado com todos os Galaxeiros que assim como eu amam esse maravilhoso carro.
Material de imprensa para o Lançamento da linha '73 junto com a placa que enfeitou os carros para as fotos de publicidade. |
Um Galaxie Abraço!!!
Claramente o carro foi inserido na foto, porém pode se ver ao fundo os modelos e o cenário montado conforme conta a parte da publicidade acima. |
Ref.: https://historiadogalaxie.blogspot.com/
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