Postado em 23/10/2018 15:58 - Edição: Marcos Sefrin
Prefeitura vai devolver Altar e peças sacras da Capela Nossa Senhora de Fátima para comunidade do Distrito de São João
”A decisão foi anunciada em encontro entre o secretário de Cultura Ricardo Bulgarelli e o Arcebispo Dom Mauro Aparecido dos Santos"
O secretário municipal de Cultura e Esportes, Ricardo Bulgarelli, e o arcebispo de Cascavel, Dom Mauro Aparecido dos Santos, estiveram reunidos no último dia 19 para tratar de um antigo anseio da comunidade do Distrito de São João do Oeste. Através de um documento assinado pelos pioneiros, foi formalizada a solicitação para que seja devolvido à Capela Nossa Senhora de Fátima, o altar construído em Videira, Santa Catarina, em 1961, e trazido para Cascavel pelos pioneiros, para ser instalado na Igreja que estava sendo construída. O altar foi trazido para a região do Lago Municipal junto com o prédio de madeira, em 1987 e, posteriormente levado para restauração.
A reivindicação foi apresentada ao prefeito Leonaldo Paranhos que imediatamente atendeu a reivindicação dos moradores. "O prefeito Paranhos teve esta sensibilidade e vamos fazer os encaminhamentos, respeitando os ritos jurídicos, para que esta devolução seja oficial e legal. Temos a satisfação de atender ao pedido da comunidade. Assim vamos resgatar a história e vai ser muito gratificante ver a alegria das pessoas que ajudaram na construção, em ter o altar novamente instalado na Capela", disse Bulgarelli.
De acordo com o secretário, a peça foi entregue ao colegiado de Arquitetura e Urbanismo da Fag (Centro Universitário Assis Gurgacz) em 2006 para restauração. Até meados de dezembro o trabalho deve ser concluído e o altar entregue para os moradores de São João do Oeste.
Crucifixo e castiçais
Dom Mauro foi surpreendido ainda com o anúncio feito pelo secretário Ricardo Bulgarelli, de que além do altar da Capela Nossa Senhora de Fátima, o prefeito Paranhos, também autorizou a devolução de outras quatro importantes peças que fazem parte da história da Capela: três castiçais e um crucifixo. As peças estão expostas no museu histórico de Cascavel. "Estou muito feliz, porque viemos solicitar a devolução do altar que seria restaurado e levado para o museu, e vamos ter de volta peças sacras que são importantes para os pioneiros e que fazem parte do altar. Eles nem fazem ideia de que estas peças vão voltar para a Capela", disse emocionado o arcebispo de Cascavel.
Dom Mauro disse também que o retorno destas peças históricas é importante porque muitas pessoas que estão chegando agora à São João do Oeste não conhecem a história da comunidade e da própria cidade de Cascavel. "Com estas peças na igreja, alguém sempre vai poder explicar o porquê de uma peça tão antiga fazer parte de uma obra contemporânea. Sempre vai ter alguém para explicar e as pessoas poderão aproveitar os pioneiros que estão vivos, para que eles possam dar mais explicações, sobre a história da Capela", completou.
Ref.: https://cascavel.atende.net/
Ocorreu um erro de reconhecimento de sua tela. Atualize a página.