Postado em 19/02/2019 18:44 - Edição: Marcos Sefrin
”Monitoramento de preços foi intensificado desde dezembro do ano passado, visando verificar se empresas repassam ao consumidor as reduções praticadas nas refinarias"
O Procon de Cascavel concluiu dia 13 de fevereiro o terceiro levantamento de preços de combustíveis em um período de 45 dias, em 75 postos de revenda instalados no Município. A pesquisa de preços é feita a cada 15 dias, para acompanhamento dos valores praticados pelos revendedores. "Com a redução nos preços praticados pelas refinarias, que repassam às distribuidoras e, posteriormente aos postos, queremos saber se os consumidores estão sendo beneficiados por essas reduções", explicou o procurador chefe do Procon de Cascavel, Otto Reis.
A pesquisa foi feita por meio de um pedido oficial, via e-mail, encaminhado às empresas revendedoras. De acordo com a agente de Defesa e Proteção do Consumidor, Patrícia Ângela Finato, "este trabalho via e-mail - além de mais rápido e eficiente do que as visitas in loco apresenta resultados igualmente confiáveis para o consumidor final".
O monitoramento de preços com postos vem sendo intensificado pelo Procon desde dezembro do ano passado e já se verifica uma diferença nos preços praticados. "Alguns poucos revendedores deixam de repassar as reduções nos preços para os consumidores, mantendo o já praticado, mas o levantamento do Procon mostra que boa parte dos postos de combustíveis de Cascavel optou por repassar a redução nos preços para os clientes", disse Patrícia.
Decreto Municipal
O objetivo da pesquisa feita pelo Procon é cumprir o que determina o Decreto Municipal 7.011/06, no artigo 9º, inciso 10 que trata "das finalidades e competências do Órgão de Defesa do Consumidor de Cascavel e elaborar e disponibilizar pesquisas segmentadas, objetivando orientar e informar os consumidores".
Patrícia Finato esclarece ainda que não há Lei Federal de tabelamento de Preços e que cada posto possui uma metodologia de fixação dos valores a serem cobrados dos consumidores e que esta pesquisa de preços, não tem a intenção de multar ou notificar os revendedores e sim de informar e orientar os consumidores dos locais onde os combustíveis álcool, gasolina e diesel são vendidos com preços mais acessíveis.
A pesquisa pode ser consultada no site do Procon Cascavel.
http://www.cascavel.pr.gov.br/procon/
Ref.: https://cascavel.atende.net/
Ocorreu um erro de reconhecimento de sua tela. Atualize a página.