Postado em 19/12/2018 12:58 - Edição: Marcos Sefrin
”NTM oferece oportunidade para professores aprenderem mais sobre Tecnologia"
Há um ditado que diz que algumas coisas, de tão boas, se melhorar estraga. Por outro lado, quando se trata de pessoas e de conhecimento, sempre é possível melhorar, e em alguns casos a evolução até impressiona. Por este motivo, a Semed (Secretaria Municipal de Educação) periodicamente oferece formação continuada para os profissionais que atuam nas escolas e Cmeis. No entanto, apesar do conhecimento técnico na área da Educação e da vasta experiência de muitos professores, o conhecimento das novas tecnologias é algo que ainda parece um "bicho de sete cabeças" para alguns.
A professora de Educação Infantil, Nilva Bonora Bordin, era um destes exemplos. Sempre muito dedicada, nunca deixava a desejar no conteúdo pedagógico e lúdico nas atividades que preparava para seus pequenos alunos. "Eu fiz até curso de desenho, então muitas atividades que eu preparava eu mesma desenhava. Buscava alguns desenhos e ampliava para usar com os alunos", relata a educadora, que lembra que apesar de feita com carinho, as atividades costumavam tomar bastante tempo para ficarem prontas. Nilva explica que a sua falta de conhecimento de informativa a obrigava a fazer 100% do seu trabalho de forma manual, inclusive os diários de classe, com planejamento das aulas. "Eu vivia cheia de cadernos", conta.
As coisas começaram a mudar quando a professora resolveu iniciar um curso de informática no NTM (Núcleo de Tecnologia Municipal), que fica no Ceavel (Centro de Aperfeiçoamento do Servidor Municipal de Cascavel). Ela não tinha noção alguma de informática, mas tinha força de vontade de sobra e aos poucos foi descobrindo quanta coisa é possível fazer por meio das tecnologias e o quanto esta ferramenta poderia ser útil nas preparações de suas aulas. Ela já fez o curso de introdução à Informática Básica e atualmente faz o curso de Editor de Mídias, adquiriu computador e impressora e viu o seu cotidiano como professora mudar.
Hoje a professora Nilva registra o planejamento de suas aulas no computador e mantém uma pastinha com as versões impressas. E capricha tanto quanto quando fazia este trabalho no caderno, com margens e fontes ao seu gosto. Apesar do talento com seus desenhos, hoje ela também sabe que é possível encontrar uma infinidade de desenhos, com variados temas e tamanhos na internet, consegue sozinha montar atividades diversas e rapidinho mandar para a impressora. Um conhecimento que lhe rendeu além de qualidade de vida, a oportunidade de poder se qualificar ainda mais. "Agora sobra até tempo de estudar um pouco mais, por isso eu sigo com os meus cursos", afirma.
A responsável pelos cursos no NTM é a instrutora de informática Rosemara da Silva, que revela muita satisfação em saber que o trabalho que ela realiza junto aos professores é algo que reflete diretamente na qualidade do que é repassado aos alunos da rede Municipal. "A gente vê que é um trabalho que está tendo resultado e o objetivo é justamente o de trabalhar coisas que serão úteis no dia a dia dos professores", explica.
Cursos
Os cursos no NTM aconteceram durante todo o ano e foram uma oportunidade de capacitação para aqueles profissionais da Educação que topam o desafio de ampliar os conhecimentos e aprender um pouco mais de informática. Os cursos, que são destinados aos profissionais da Secretaria de Educação, são: Introdução à Informática Básica e ao Software Proprietário (Windows); Editor de Texto e Mídias; Redes de Aprendizagem; e Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
Cada curso tem um público-alvo definido e alguns requisitos que são necessários:
Introdução à Informática Básica e ao Software Proprietário (Windows).
O curso é de 30 horas presenciais acompanhadas de atividades complementares; o público são profissionais efetivos da Semed, professores, monitores, zeladores, agentes de apoio, auxiliar de serviços gerais e outros. É necessário que o aluno tenha pouco ou nenhum conhecimento sobre acessou e manuseio do computador e seus recursos.
Editor de Texto e Mídias
Curso com carga horária de 24 horas presenciais e seis horas de atividade complementar à distância. É destinado a professores, professores e Educação Infantil e monitores de bibliotecas efetivos. Par este curso é necessário que o candidato já tenha conhecimento básico em informática ou que já tenha feito o curso de Introdução à Educação Digital, oferecido em anos anteriores pelo NTM.
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC
Curso com carga horária de 40 horas presenciais e 20 horas à distância, destinado a professores e professores de Educação Infantil efetivos que já tenham feito anteriormente o curso de Introdução à Educação Digital, oferecido em anos anteriores pelo NTM.
Redes de Aprendizagem
Curso com carga horária de 40 horas presenciais e mais dez horas a distância, destinado a professores e professores de Educação Infantil efetivos, que já tenham participado do curso Introdução à Educação Digital e/ou Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC.
Ref.: https://cascavel.atende.net/
Ocorreu um erro de reconhecimento de sua tela. Atualize a página.