Postado em 12/04/2019 15:23 - Edição: Marcos Sefrin
Na sexta (12) a mobilização segue para os bairros Brasmadeira, Interlagos, Cataratas, Morumbi, Periolo, Floresta, Brasília, Canadá, Country e Cancelli
A população atendeu ao chamado e iniciou hoje (11) uma verdadeira "faxina" na cidade, retirando dos quintais todo tipo de lixo e entulho que as equipes envolvidos no Mutirão Água Boa - Cidade Limpa estão passando e recolhendo pelas ruas dos bairros. Até as 18 horas, a coordenação contabilizou, de forma preliminar, 1,8 mil toneladas de lixo recolhido. O volume está muito acima do esperado. Para se ter uma ideia, os três caçambões instalados pela Sanepar, com capacidade para 35 toneladas cada um, estão transbordando nos pátios onde foram instalados.
"Em alguns setores não foi possível concluir a visitação, tamanho o volume de entulhos, pois os moradores realmente atenderam ao chamado e estão fazendo a parte deles. Nossas equipes já estão se organizando para voltar a fazer a visitação na próxima semana e recolher o material que não foi possível hoje. Os caçambões serão esvaziados na sequência. Nos demais pontos de apoios, vamos precisar improvisar os depósitos ", explicou o gestor do Território Cidadão, José Carlos da Costa, o Cocão.
O Mutirão de Limpeza e Serviços iniciou dia 11 pela região Oeste da cidade, com contingente de 600 pessoas e cem veículos. Desse total, são cem homens do Exército, com um aparato de quatro caminhões e um ônibus da corporação. As equipes foram divididas em grupos, e partiram em direção à Região 1, que engloba quatro territórios contendo os bairros Alto Alegre, Parque Verde, Recanto Tropical, Coqueiral, Loteamento FAG, Santa Cruz, Esmeralda, Santos Dumont, Guarujá, XIV de Novembro e Centro.
A mobilização envolvendo a população e órgãos governamentais, visa coletar e separar lixo e entulhos em residências, empresas e lotes baldios de Cascavel, numa verdadeira "guerra" contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, principalmente para evitar uma epidemia de dengue e a contaminação dos mananciais que abastecem a cidade.
Além de recolher lixo e entulho, foram realizadas roçadas em lotes baldios e feitas visitas para identificar focos de Aedes aegypti. As equipes do Programa de Controle de Endemias totalizaram 3.582 visitas. Desses, encontraram 1.305 imóveis fechados.
De acordo com Cocão, dos 17 acumuladores mapeados na região de hoje (11), apenas oito foram alcançados pelo Mutirão e feita a limpeza. Para não atrasar o roteiro dos caminhões nas ruas, a visita nos demais acumuladores ocorrerá na próxima semana. Também ficou para a próxima semana o roteiro de visitas nos imóveis fechados, que necessitará de presença de Guarda Municipal e chaveiro.
Mutirão deste sexta
Ná noite do dia 11 iniciou a desmobilização dos pontos de apoio da área 1, para a mobilização na área 2 (Brasmadeira, Interlagos, Cataratas, Morumbi, Periolo, Floresta, Brasília, Canadá, Country e Cancelli), onde estão sendo realizados os trabalhos nesta sexta-feira 12.
A concentração das equipes iniciará às 7h30 no Ecopark Morumbi, com saída para os pontos de apoio às 8 horas.
Pontos de Apoio desta sexta
Canadá/Country - Salão da Capela São José: Rua Itaqui, 130
Interlagos/Brasmadeira - Salão da Igreja Santo Inácio: Rua Ghandi
Caçambão: Fundos do Centro da Juventude
Floresta/Brasília: Salão Comunitário do Floresta: Rua Condor esquina com a Avenida Papagaios
Caçambão: Fundos da USF Los Angeles
Morumbi, Periolo, Cataratas: CCI Morumbi
Caçambão: Triangulo Baldio: Rua Panamá esquina Pedro
Sábado (13) - Área 3
A estrutura segue para a Área 3: Maria Luiza, Neva, Parque São Paulo, Santa Felicidade, Universitário, Cascavel Velho, Região do Lago, Pacaembu e São Cristóvão. A concentração será às 8 horas, no Calçadão do Bairro Cascavel Velho.
Dengue
A Secretaria de Saúde divulgou hoje (11) também números atualizados da Dengue, apontando 1.157 notificações, 207 casos confirmados, sendo desses 204 autóctones (contraídos no próprio Município), 209 descartados e outros 736 em análise, aguardando o resultado.
O Bairro Alto Alegre continua liderando o número de casos confirmados, com 92, sendo desses 91 autóctones, conforme relatório abaixo.
Ref.: https://cascavel.atende.net/
Ocorreu um erro de reconhecimento de sua tela. Atualize a página.