Postado em 15/07/2019 11:54 - Edição: Marcos Sefrin
Exercício, dieta, tabagismo e consumo de álcool podem influenciar o risco de demência.
Comportamentos de estilo de vida saudável podem compensar o risco genético de alguém de demência, de acordo com um novo estudo, " Associação de Estilo de Vida e Risco Genético com Incidência de Demência"., "publicado no JAMA e apresentado em 14 de julho na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer (AAIC) 2019em Los Angeles. Este estudo foi liderado por cientistas da Universidade de Exeter, em colaboração com pesquisadores da Universidade de Oxford, da Universidade do Sul da Austrália e da Universidade de Michigan.
Depois de analisar dados de 196.383 adultos (60+ anos) de ascendência europeia do Reino Unido Biobank, a equipe internacional de pesquisadores concluiu que os participantes com alto risco genético para demência que viviam um estilo de vida saudável tiveram um risco 32 por cento menor de demência do que aqueles que viveu um estilo de vida pouco saudável.
Fonte: goa novi / Shutterstock
Notavelmente, os participantes que estavam em um alto risco de demência e levavam um estilo de vida pouco saudável tinham três vezes mais chances de desenvolver demência em comparação com alguém com baixo risco genético que levava um estilo de vida saudável. Os quatro hábitos de vida examinados para este estudo foram (1) atividade física semanal, (2) dieta , (3) tabagismo e (4) consumo de álcool .
Os pesquisadores consideram que "não fumar, atividade física regular, dieta saudável e consumo moderado de álcool" são comportamentos saudáveis no estilo de vida associados a menor risco de demência. Embora este estudo tenha focado apenas quatro comportamentos, os autores reconhecem que outros fatores relacionados ao estilo de vida (por exemplo, sono, engajamento social, atividades cognitivas ) também podem afetar o risco de demência.
"Este é o primeiro estudo a analisar até que ponto você pode compensar seu risco genético de demência vivendo um estilo de vida saudável. Nossos resultados são empolgantes, pois mostram que podemos agir para tentar compensar nosso risco genético de demência." um estilo de vida saudável foi associado a um risco reduzido de demência, independentemente do risco genético, "a autora principal conjunta Elżbieta Kuźma da Universidade de Exeter Medical School, disse em um comunicado.
Apesar desses achados, Lourida et al. (2019) sobre uma possível ligação entre comportamentos de estilo de vida saudável e menor risco de demência são promissores, é importante notar que este estudo tem várias limitações. Na seção Discussãodo seu artigo, os autores listam nove limitações específicas. Abaixo está uma amostra de algumas das limitações do estudo, conforme explicado pelos autores:
"Primeiro, ao contrário das variantes genéticas, a aderência a um estilo de vida saudável não foi atribuída aleatoriamente. Segundo, o escore de estilo de vida não foi validado independentemente para indicar um estilo de vida de alto risco fora deste estudo. Terceiro, embora as análises tenham sido ajustadas para fontes potenciais conhecidas de viés e os participantes foram acompanhados por uma média de 8 anos, a possibilidade de confusão desmedida e causalidade reversa permanece. em quarto lugar, os fatores de estilo de vida foram auto-relatados e alguns casos de demência não são registrados no prontuário ou registros de morte. [ 34] "
Apesar de uma lista exaustiva de limitações, esta pesquisa oferece esperança de que fazer escolhas mais saudáveis no estilo de vida do dia-a-dia - que estão todas dentro do foco de controle de alguém - pode reduzir o risco de demência. "Esta pesquisa fornece uma mensagem realmente importante que prejudica uma visão fatalista da demência. Algumas pessoas acreditam que é inevitável que desenvolvam demência por causa de sua genética . No entanto, parece que você pode reduzir substancialmente seu risco de demência vivendo um saudável." estilo de vida ", o autor principal conjunta David Llewellyn, da Universidade de Exeter Medical School e do Instituto Alan Turing, em um comunicado.
Nota do autor : Outro " estilo de vida e risco de declínio cognitivo"A apresentação desta semana no AAIC 2019 identificou uma associação entre comportamentos de estilo de vida saudável e menor risco de demência. O Washington Post relatou essas descobertas em um artigo de 14 de julho.baseado em pesquisa publicada brevemente por Klodian Dhana e colegas do Rush University Medical Center, em Chicago.
Referências
Ilianna Lourida, Eilis Hannon, Thomas J. Littlejohns, Kenneth Langa M., Elina Hyppönen, Elżbieta Kuźma, David J. Llewellyn. "Associação de estilo de vida e risco genético com incidência de demência". JAMA (Publicado pela primeira vez em: 14 de julho de 2019) DOI: 10.1001 / jama.2019.9879
OSTRARCOMENTÁRIO
Sobre o autor
Na impressão:A maneira do atleta: suor e a biologia da felicidade
Conectados: www.theathletesway.com
Ref.: https://www.psychologytoday.com/
Ocorreu um erro de reconhecimento de sua tela. Atualize a página.