Postado em 18/07/2019 10:03 - Edição: Marcos Sefrin
Com investimentos de R$ 2,7 milhões, obra tem prazo de 10 meses para ser concluída
"Temos para ir para licitação mais oito unidades de saúde. Este é um desafio! Mas, o desafio também não é só construir e equipar. A gente precisa fazer o planejamento dos servidores. Não deixamos de fazer, mesmo durante o índice prudencial, as reposições de funcionários para a Saúde e para Educação", disse o prefeito Leonaldo Paranhos durante a assinatura da ordem de serviço para as obras de ampliação e reforma da UPA Tancredo Neves, no valor de R$ 2.751.529,34.
Paranhos explicou que "agora criamos uma modalidade inédita aqui em Cascavel: fizemos o teste seletivo para os médicos e vamos chamar mais 28 médicos, já na próxima semana. O processo é semelhante ao que se tem na educação para suprir as vagas decorrentes de afastamentos por férias e licença prêmio, por exemplo. Além disso, vamos mandar para a Câmara, já na sequência, o projeto para a contratação de um formato de médico, como tinha ao Governo Federal, o 'Mais Médicos', estamos fazendo aqui o 'Mais Médicos Cascavelense' que é para planejar o atendimento nas unidades que estão em construção. Quando elas estiverem prontas, necessariamente precisarão de profissionais para atender a população e já queremos estar com tudo organizado para que a população tenha atendimento médico de qualidade".
Sobre a reforma e ampliação da UPA Tancredo, Paranhos disse que já havia sido feito o planejamento para execução da primeira etapa em 2018, que foi ala infantil. "Agora entra a segunda fase que é a reforma do restante do prédio e ampliação na terceira fase. Fizemos intervenções nas três UPAs. A UPA Veneza já foi reformada; a UPA Brasília está em fase de obra e será entregue em dezembro a reforma e a ampliação", completou.
Atualmente, o prédio que abriga a UPA Tancredo Neves, tem 2 mil metros quadrados de área construída e com a reforma passará a contar com 2.510 metros quadrados. A parte a ser ampliada contemplará a nova SND (Serviço de Nutrição Dietética) conforme preconiza a vigilância sanitária; vestiários, Instalações Sanitárias e área para funcionários conforme preconiza a vigilância sanitária.
A UPA Tancredo também passará a contar com gerador de energia para situações de interrupção do fornecimento de energia elétrica nas áreas de risco; acessibilidade com rampas de acesso; troca total da parte elétrica, lógica, hidrossanitária, pisos, revestimentos, portas e esquadrias onde for necessária a adequação. A unidade também receberá pintura nova.
De acordo com a Sesau, com a nova SND o espaço no ambiente reformado será liberado proporcionando o melhor aproveitamento interno.
Credenciamento no MS
O secretário de Saúde, Thiago Stefanello, disse que a obra vai permitir o credenciamento da unidade junto ao Ministério da Saúde. "Hoje a UPA Tancredo realiza o atendimento de livre demanda para pediatria, mas a ainda não tem atendimento livre demanda para clínicos, para pacientes adultos. Então, tão logo a reforma termine, poderemos permitir o atendimento de livre demanda para clínica, aliviando os atendimentos nas UPAS Brasília e Veneza, que recebem atendimento clínico", detalhou.
Stefanello explicou que a Sesau planejou a reforma em três fases, sendo que nas duas primeiras o atendimento de pediatria permanece normal, sem mudança de fluxo. "As ambulâncias que hoje são direcionadas com atendimento clínico para UPA Tancredo serão direcionadas para UPA Brasília. Na terceira fase, teremos que fazer uma alteração na Upa Pediatria, mas, inicialmente, a livre demanda na unidade continua normal para a pediatria", esclareceu.
As obras de reforma e ampliação na UPA Tancredo estão autorizadas a partir de hoje com a assinatura da ordem de serviço e prazo de 10 meses para concluir os trabalhos. "Com esta obra, a grande diferença que a população vai sentir é que passaremos a ter três unidades de pronto atendimento que atenderão todas as demandas. Hoje, o Município não tem ainda o atendimento de pediatria na UPA Brasília e não temos o atendimento de livre demanda de clínico na UPA Tancredo. Com as duas reformas terminadas tanto da UPA Brasília, quanto da UPA Tancredo, teremos as três UPAS condizentes com o que pedem as portarias do Ministério da Saúde e as três estarão atendendo livre demanda para pediatria e para clínico, dividindo os atendimento e aliviando a sobrecarga hoje existente", completou o secretário.
Planejamento
O prefeito Paranhos concluiu falando que "este ato faz parte de um planejamento que fizemos no início de 2017 e estamos cumprindo rigorosamente. Assumimos e fizemos um planejamento de obras, infraestrutura e ampliação dos serviços da saúde em Cascavel. Em 2017, no primeiro ano, nos dedicamos a sair de um número de 23 equipes do PSF (Programa Saúde da Família) credenciadas no Ministério da Saúde em 18 anos. Em 2018, chegamos a 49 equipes. Saímos de 350 mil atendimentos e fechamos com mais de 750 mil atendimentos na saúde em 2018. E, temos pleno reconhecimento desta ação maravilhosa que é o atendimento que os servidores dão à população. Neste momento, estamos em reforma nas unidades de saúde do Brasmadeira, Floresta, Cataratas, XIV de Novembro, Santa Cruz e Parque Verde e estamos com 98% das obras concluídas na unidade de saúde da Neva".
Ref.: https://cascavel.atende.net/
Ocorreu um erro de reconhecimento de sua tela. Atualize a página.