Postado em 24/06/2019 14:58 - Edição: Marcos Sefrin
Você realiza a poda de suas plantas?
Fonte: PicSunday
Saiba que ela é importante para manter seu jardim sempre viçoso e bem colorido. Mas não se preocupe se não souber como fazê-la. Pois, hoje falaremos justamente sobre esse assunto.
A seguir, você verá como é realizada a poda e quando ela deve ser feita. Então, primeiro vamos ver qual a real importância dessa atividade para as suas plantas.
Por que é importante podar as plantas?
A poda pode ser realizada por diversos motivos. Os principais são para retirar uma parte que está morta, que está doente ou que “cresceu para o lado errado”. A última é mais uma questão de estética, mas que também é uma poda.
Já os dois primeiros motivos são mais importantes para o desenvolvimento da planta em si. Pois quando temos uma parte morta ou doente, a planta está gastando energia à toa com ela e pode até ser contaminada com fungos, o que vai danificá-la podendo levá-la à morte.
Sendo assim, é preciso fazer desbastes de manutenção a fim de que suas plantas fiquem fortes e sempre livres de doenças. Afinal, queremos um jardim sempre colorido e bem vivo.
Falando mais sobre o corte de partes mortas. Ao retirar esses pedaços da planta que secaram, estamos fazendo com que ela leve seiva até outras partes e possa ficar mais forte e viçosa.
Como realizar a poda?
Antes de falarmos sobre a poda em si, precisamos entender como é a estrutura da planta. Para isso, vamos pegar como exemplo uma roseira. Um mesmo caule é composto por folhas, brotos e flores. Além disso, há a gema axiliar.
A gema está localizada bem onde nasce uma folha e nela se encontra um broto. Veja a figura a seguir:
Fonte: Quero Bolsa
Sendo assim, o corte do galho deve ser feito sempre acima e próxima de uma gema. Além disso, o corte deve ser feito em diagonal a fim de que a água da chuva ou da rega escorra e não se acumule no corte.
Por exemplo, se o corte for feito muito acima da gema, o caule tende a secar. Isso faz com que a planta desperdice sua energia num pedaço de caule que não vai brotar. Já quando o corte é feito de forma reta, a água da chuva ou da rega vai se acumular. Isso pode provocar doenças, já que com a água vem microorganismos.
Sobre as ferramentas que você deve ter para fazer a poda, saiba que tesoura simples serve apenas para o corte de caules finos e fáceis de cortar. Já para plantas com o caule mais duro, como um pé de alecrim ou uma roseira, é recomendado usar um alicate específico.
Tipos de poda
Há 4 tipos de poda, confira elas a seguir:
Poda de formação
Ela é realizada justamente na formação da planta. Assim, quando a muda está crescendo e ganhando corpo é feito o corte nos galhos para orientá-los e fazer com que fiquem bem distribuídos.
Poda de limpeza
Ela é feita nas árvores frutíferas e em outras plantas para revigorá-las antes de cada frutificação ou florada. Sendo assim, os brotos que surgem logo abaixo da copa são cortados, para que a seiva vá até a copa.
Poda verde
Após o terceiro ano de vida das árvores frutíferas e de outras plantas, quando elas estão bem viçosas e no auge do crescimento, é feita a poda verde. Ela consiste em ralear as folhas e galhos para que a luz entre.
Poda de frutificação
As árvores frutíferas de clima temperado ainda podem receber a poda de frutificação. Ela é feita quando a planta está em repouso e seu objetivo é eliminar galhos antigos para permitir que novos galhos venham com mais força na próxima frutificação.
Quando realizar a poda?
Fonte: Blog Plantei
O indicado é que a poda seja feita no final do outono ou no inverno. Porém, se você quiser retardar o crescimento de uma planta, realize-a no início do verão.
Além disso, faça sempre em lua minguante, pois nesse período a seiva da planta está concentrada toda na base. Dessa forma, a planta consegue brotar com mais força.
Já quando o desbaste é feito na lua crescente ou até cheia, a seiva sobe e se encontra nos galhos. Então, ao cortá-los, você estará tirando um pouco da seiva da planta, fazendo com que ela demore mais para brotar e crescer.
Aqui vai uma dica: para proteger o corte que foi feito na planta coloque um pouco de própolis nele. O própolis combate os fungos e, assim, vai impedir que eles entrem pelo caule e cause doenças.
Então, como está seu jardim? Cuide dele e realize a poda quando necessário para conter flores, folhas ou galhos secos.
Ref.: https://www.jardimdomundo.com/
Ocorreu um erro de reconhecimento de sua tela. Atualize a página.