Postado em 17/07/2019 15:43 - Edição: Marcos Sefrin
As muitas marcas de Motocicleta 'perdidas' que uma vez fez manchetes e ganhou corridas, OK Supremo tornou-se um dos mais obscuros.
Nos anos 20 e 30, porém, eles eram uma marca britânica bem conhecida, com algumas das melhores transferências gráficas do setor, e uma série de pódios na Isle of Man TT.
Eles tiveram apenas uma vitória na ilha, no Lightweight TT de 1928 (250cc), com Frank Longman pilotando.
Frank Longman ganhou o 1928 Isle of Man Junior TT em um OK-Supreme. [Revista MotorSport [
A empresa OK foi fundada como fabricante de bicicletas em 1882 por Ernie Humphries e Charles Dawes. Isso ocorreu três anos antes da introdução da bicicleta de 'segurança', então os primeiros OKs eram de rodas altas, embora em 1899 eles estivessem construindo no estilo de chassis moderno, e experimentando adicionar motores para se juntar à cena de motocicleta nascente. Foi somente em 1911 que eles ofereceram uma motocicleta adequada, usando um motor Precision de 2 tempos, e nos próximos anos ofereceram motocicletas com uma variedade de motores, da Precision, DeDion, Minerva e Green. Eles entraram na Ilha de Man TT pela primeira vez em 1912, apenas no segundo ano de fabricação de motocicletas, e conquistaram o 9º lugar.
O OK Supreme 1928, vencedor do TT, com motor de competição especial JAP e cabeça de cilindro, desenhado por GH Jones da OK-Supreme. [Bonhams]
As vitórias em corridas foram consideradas a melhor publicidade para marcas britânicas nos anos 20 e 20, e a competição foi acirrada. A maioria dos competidores da época usava motores de corrida comprados da JAP, Blackburne, MAG ou Bradshaw, dando-lhes um ajuste especial na fábrica e projetando um chassi ao redor deles. No TT de 1922, os corredores OK ficaram em sexto e sétimo com motores JAP, com a volta mais rápida sendo ajustada por Wal Handley a 82 km / h, mas normalmente para Wal, que se saiu melhor em Brooklands, ele não conseguiu terminar a prova. corrida. Em 1926, Charles Dawes deixou a empresa para retornar à fabricação de bicicletas, e a empresa foi renomeada como OK Supreme.
O recém-nomeado OK-Supreme inspirou os gráficos do tanque!
Talvez a adição de "Supreme" tenha feito o truque, pois em 1928 eles finalmente ganharam o Lightweight TT, usando um motor JAP de corrida. A OK Supreme teve um período de treino conturbado antes do TT, já que sua nova estrutura duplex projetada por GH Jones se mostrou frágil, então Jones realmente retornou à fábrica em Birmingham para buscar as estruturas de corrida do ano anterior, um design tradicional de berço aberto da década de 1920. o motor atuando como um membro tensionado, com uma extremidade traseira de três saídas para auxiliar a estabilidade. A troca de quadros foi um pouco problemática, já que a fábrica já havia submetido a papelada para as máquinas com o A-CU para o '28 TT, então os quadros de 1927 tiveram seus números VIN estampados por Jones para combinar com a papelada de entrada.
Frank Longman após sua vitória em 1928. [Bonhams]
Apesar do problema durante os treinos, o motor de 250cc da JAP provou ser excelente. Jones projetou uma nova cabeça de cilindro (ainda em ferro fundido) para os motores JAP da OK Supreme, com um trato de entrada de 12 graus, que integrou os recentes experimentos de fluxo de gás de Harry Weslake e Harry Ricardo. A cabeça do cilindro provou a peça crítica, já que a entrada Lightweight usava o mesmo motor JAP, mas o pequeno OK Supreme era um panfleto. Frank Longman liderou a corrida desde a bandeira verde até a bandeira quadriculada, com uma média de 62.9mph, que foi apenas 0.32mph mais lenta que a Sunbeam vencedora do Senior TT de 500cc (mas, para ser justo, o Senior foi executado com um clima terrível). Companheiros OK supremo do Longman (George Himing, CT Ashby, e Vic Anstice) chegou em casa no 4 º , 5 º e 6os lugares, respectivamente, e apenas o renomado concorrente de Brooklands, Ashby, usou o novo quadro tipo 1928.
Acesse este vídeo: corridas da ilha de Man TT 1928
620 × 439As imagens podem ter direitos autorais. Saiba maisO vencedor do TT de Longman, 1928 OK Supreme sobreviveu quase um século em sua maioria inalterado, e foi registrado para a estrada em 1932 sob o registro CG 1150. Um ex-vencedor TT deve ser o melhor corredor de café para um passeio Percy, o nome anexado para jovens atrevidos que montavam máquinas de competição espalhafatosas na rua ... Eu explorarei a história completa do Passeio a Percy em meu próximo livro, vindo este outono. Confira minha exploração anterior de cafe racers para Motorbooks - Café Racers (2014 ).
A cabeça de cilindro especial que fez a vitória! Completo com o AMAC TT carb, o motor JAP dog-ear foi o melhor motor de corrida do seu dia. [Bonhams]
O vencedor do TT de Frank Longman, o OK Supreme 250, está sendo leiloado na Bonhams Stafford Sale em 27 e 28 de abril, e um artigo completo sobre a máquina está aqui . Há um enorme arquivo de história sobre esta moto, e é o tipo de documentação da origem de uma moto que você esperaria encontrar, mas raramente o faz, com uma moto de competição. O catálogo da Bonhams é on-line e choc-a-bloc com coisas incríveis - bicicletas, peças, projetos e coisas efêmeras.
O seguinte é um relato do período da corrida 1928 Junior TT da revista Motor Sport :
“PERSEGUINDO a analogia do horário das refeições, a corrida de 250cc deve, talvez, ser descrita como a“ sopa ”da semana do TT, embora este ano tenha sido mais apropriado se a raça Júnior fosse descrita como“ coquetéis ”, o leve os hors d'oeuvres e os Senior como a sopa - em que elemento os cavaleiros estavam certamente envolvidos! A lista de inscritos do Lightweight prometia uma disputa acirrada entre Handley (Rex-Acme) e Bennett (OK Supreme), mas durante a prática tornou-se evidente que Frank Longman seriamente considerado, enquanto Handley parecia estar tratando as corridas deste ano com considerável desconfiança. .
Wal Handley deu o seu melhor no Junior TT, a bordo do seu Velocette KTT vencedor no 1928 Junior TT. Note que sua máquina tem caixas de ferramentas com face de couro no pára-choque traseiro - os ciclistas normalmente mantinham chaves de plugue em suas botas e transportavam peças de reposição para peças que poderiam cair ou precisar de ajustes, como jatos de carburador. [Coleção Keig]
À medida que a hora de início se aproximava, percebeu-se que uma grande parte do percurso estava densamente coberta de névoa - um estado de coisas familiar para os competidores “amadores”, mas estranho para os pilotos TT “pukka”. No entanto, névoa ou névoa, os vinte e cinco cavaleiros foram expulsos em sua corrida com o tempo e entre si. Durante a primeira volta, os relógios mostraram que Handley, que optou por voltar para uma engine Blackburne para esta corrida, Porter e Longman, estavam fazendo um bom progresso, cada um tendo revisado uma ou mais partidas anteriores. Handley completou a primeira volta em pouco mais de 36 minutos, o que parecia adequado devido às más condições. No entanto, quando todo o campo passou, descobriu-se que Frank Longman estava na verdade quase um minuto à frente do Rex-Acme, enquanto outro OK (Vic Anstice) estava em terceiro. Barrow (Royal Enfield), Meageen (Rex Acme) e E.
Alec Bennett evidentemente teve problemas, pois não estava na dúzia principal e, depois de uma segunda volta muito lenta, retirou-se com desconcertante problema de ignição. Assim, a questão foi simplificada e, durante cinco voltas, Longman afastou-se firmemente de Handley, que, por sua vez, empatou lentamente à frente do campo, liderado pelo consistente cavaleiro do Hampshire, CS Barrow.
Frank Longman com a admiração de escoteiros na Ilha de Man 1926 TT, em que ele terminou em terceiro em um AJS. [Coleção Stilltime]
Anstice, Twemlow, Meageen e Himing (OK) foram os outros pilotos na foto, enquanto Handley estava lutando sua batalha perdida, todos os que estavam andando a cerca de 59 mph Um pouco de chuva caiu durante a segunda volta, mas apesar disso, Longman Colocou em uma volta de registro a 64.45 mph, e daquele tempo em diante as condições do tempo melhoraram firmemente até que a visibilidade e a adesão da estrada se tornassem praticamente normais. Em algum lugar da Montanha, durante a sexta volta, o motor de Handley parou e ele voltou para casa para se aposentar, deixando Longman com a vantagem substancial de 14 minutos sobre Twemlow, que, no momento, estava à frente de Barrow, cujo motor estava um pouco errado. CT Ashby em seu quatro velocidades OK foi agora quinto, enquanto Anstice que tinha ficado sem gasolina em Governors Bridge ainda conseguiu manter nos seis primeiros.
O vencedor do TT de 1928 Junior Supreme [Bonhams]
Durante a última volta, Longman ainda aumentou sua vantagem e Enfield, de Barrow, recuperou o suficiente para repassar Twemlow e terminar em segundo - apenas 25 segundos. Assim, Longman finalmente colheu sua merecida e há muito esperada vitória por uma margem quase sem precedentes. O desempenho do OK-Supreme foi totalmente notável, mas, para a infeliz aposentadoria de Bennett, eles teriam ganho o prêmio da equipe. Onze terminou, os nove seguintes ganhando réplicas.
1. FA Longman (246 OK-Supremo) 2. CS Barrow (246 Royal Enfield) 3. E. Twemlow (246 Ponto) 4. GE Himing (246 OK-Supremo) 5. CT Ashby (246 OK-Supremo) 6. VC Anstice (246 OK-Supreme) 7. SH Jones (246 Novo Imperial) 8. JA Porter (246 New Gerrard) 9. S. Cleave (246 Novo Imperial) ”
[Divulgação completa: Bonhams é um patrocinador do TheVintagent.com ] MATÉRIA FEITA POR PAUL D'ORLÉANS
Ref.: https://thevintagent.com/
Ocorreu um erro de reconhecimento de sua tela. Atualize a página.