Postado em 27/02/2019 16:00 - Edição: Bruno Wisniewski
”No sábado, Prefeitura de Cascavel tem força-tarefa contra a dengue na região do Bairro Alto Alegre"
Vasos de plantas, bebedouros de animais, pequenos depósitos móveis e lixo. Estes são os locais onde as equipes do setor de endemias de Cascavel têm encontrado o maior número de focos de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zica e chikungunya . A constatação foi feita durante trabalho de inspeção dos agentes na última semana, na região dos bairros Alto Alegre e Palmeiras. "O que temos percebido é que a população, nos últimos dias, tem deixado de fazer sua parte, deixando materiais desnecessários no quintal. A população tem armazenado de forma incorreta o que faz com que o mosquito se prolifere e atinja mais pessoas que estão sendo contaminadas pelo vírus da dengue", ressaltou Ana Paula Barboza Iurkieviczs, coordenadora do Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde.
Casos
Ainda de acordo com a coordenadora, em Cascavel há 41 casos de dengue confirmados, sendo que 26 deles só na região dos bairros Alto Alegre e Palmeiras. "São 39 casos autóctones e dois importados. Este é um número muito alto para uma região da cidade. Por isso, precisamos da ajuda da população para conter o avanço do mosquito", convocou Ana Paula.
No último dia 2, equipes do Setor de Endemias estiveram naquela região da cidade visitando os imóveis e se depararam com uma grande quantidade de casas fechadas, o que dificulta a ação de fiscalização e prevenção dos agentes. Nestes imóveis, foi deixado um aviso para que seja realizado pedido de agendamento da visita dos agentes que pode ser feito via telefone, mas poucos mantiveram contato com o setor.
"Em alguns imóveis da região do Alto Alegre e Palmeiras, onde a ação de retorno foi realizada, não houve sucesso no agendamento para inspeção. Por isso estamos publicando no diário oficial dia (27) o comunicado para quem já recebeu este aviso para que faça o agendamento. Caso isso não ocorra no prazo de cinco dias, o Setor de Endemias encaminhará ao Ministério Público a relação destes imóveis para que as medidas cabíveis sejam tomadas. Não podemos deixar o mosquito da dengue se proliferar. Precisamos da ajuda de todos. Sozinhos, não vamos conseguir vencer esta luta", completou Ana Paula.
Ação de conscientização
Para reduzir os focos de larvas e casos de dengue no município, no próximo sábado (2), a Secretaria de Saúde, junto com Comitê Municipal de Combate ao Aedes aegypti, estará realizando uma ação de mobilização nos bairros Alto Alegre e Palmeiras, das 13h30 às 17h30.
Esta ação irá atingir apenas os imóveis que estavam fechados na última inspeção dos agentes realizada na semana passada.
Ref.: https://cascavel.atende.net
Ocorreu um erro de reconhecimento de sua tela. Atualize a página.