Postado em 25/07/2019 12:21 - Edição: Marcos Sefrin
O Volkswagen SP2 nunca teve uma série especial ou série limitada como o Fusca, por exemplo, sendo sempre comercializado com o pacote padrão de opcionais (rádio, bancos de couro e padronagem interna) e poucos opcionais externos como as faixas refletivas pretas e grelha do escapamento preta, mas isso só a partir de meados de 73. Os proprietários que desejavam um pacote de transformações externas e internas mais radicais, tinham que apelar para acessórios e rodas oferecidos por outras empresas. Uma empresa que sempre teve um histórico muito bom de personalizações em automóveis foi a concessionária Volkswagen DACON, em São Paulo. Porém não podemos continuar falando sobre o SP2 DACON sem conhecer um pouco da história desta concessionária.
Sigla de “Distribuidora de Automóveis, Caminhões e Ônibus Nacionais”, a Dacon foi uma concessionária Volkswagen adquirida por Paulo de Aguiar Goulart, em meados da década de 60, tendo significativa presença na cena automobilística brasileira. No início de 1964 a DACON iniciou a importação dos motores Porsche refrigerados a ar, os quais eram instalados nos Karmann Ghia (na época, os únicos VW esportivos disponíveis) com enorme sucesso, tanto que o piloto Chico Landi convenceu Paulo a inscrever um par desses KG modificados nas 100 milhas da Guanabara, prova que foi realizada em julho de 1964 no circuito da Barra.
Em 1966 foi criada a Escuderia DACON, tendo pilotos de peso como Emerson e Wilson Fittipaldi, José Carlos Pace, Francisco "Chico" Lameirão, Anisio Campos e Carol Figueiredo ao volante dos Karmann Ghia modificados (dois com motor de 1.600 cc e 120 cv e dois com 2.000 cc e 200 cv), câmbio, freios e suspensão foram ajustados para suportar a maior potência do motor e parte da carroceria foi substituída por componentes de fibra-de-vidro, sendo mantido o estilo original do carro.
Emerson Fittipaldi e Luis Carlos Pace |
Chico Lameirão |
O KG Porsche de Pace nas Mil Milhas Brasileiras em 1966 |
A experiência adquirida nas pistas levou a DACON à personalização de diversos outros modelos da linha VW, desde Fusca e Brasília, que nos anos 70 ganhavam dupla carburação, rodas largas, detalhes de acabamento e itens de conforto à escolha dos proprietários.
O SP2 DACON
Logo após o lançamento do SP2 pela Volkswagen, a DACON disponibilizou uma série de modificações estéticas e mecânicas para o carro. A cor externa era exclusiva, preto Caddilac, retrovisores tipo Flag, aros dos faróis pretos, faixas refletivas pretas e as rodas eram do tipo mexerica. No interior as mudanças ficavam por conta de tonalidades exclusivas de couro, volante Moto-Lita, instrumentos do Passat, carpete exclusivo, vidros fumê com acionamento elétrico e sistema de som de última geração. Para o motor, podiam ser escolhidos carburadores Webber, comando de válvula esportivo P3, virabrequim especial, entre outros.
Vale salientar que todos estes opcionais podiam ser instalados individualmente ou em conjunto, tudo de acordo com o tamanho da carteira do proprietário.
Painel do protótipo do VW SP3 (o do SP2 DACON deveria ser quase idêntico) |
As únicas formas de se atestar que um SP2 é um legítimo DACON é verificando-se a documentação exclusiva que a DACON fornecia junto com o veículo. Outro indício era a plaqueta de identificação que era instalada no lugar da original da Volkswagen, no porta-malas dianteiro.
Reprodução da plaqueta original |
Não se sabe ao certo quantos SP2 foram modificados pela DACON o que o torna um modelo raro mas muito fácil de ser copiado. Por esse motivo sou muito cético quando aparecem supostos modelos DACON e, enquanto não vir a documentação original da concessionária, eu continuo desconfiando.
O Volkswagen SP2 DACON continua sendo um ícone entre os colecionadores, justamente pela exclusividade do modelo e pelo glamour de ter um carro personalizado pela DACON.
Fontes: Blog do Flavio Gomes e Lexicar Brasil.
Ref.: http://vwsp2classico.blogspot.com/
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