Postado em 30/08/2019 17:53 - Edição: Marcos Sefrin
Com mudanças profundas e atualizações importantes, a nova Yamaha YZF-R3 acaba de desembarcar no Brasil.
NOVA GERAÇÃO TEM CARENAGENS MAIS AERODINÂMICAS, SUSPENSÃO INVERTIDA E PAINEL TOTALMENTE DIGITAL
Uma das principais atrações da marca durante o EICMA 2019, o Salão de motos de Milão, que aconteceu na Itália, em novembro passado, a pequena esportiva foi praticamente toda revista pelos engenheiros da marca. O preço parte de R$ 23.990.
A começar pela carenagem que foi totalmente renovada para melhorar a aerodinâmica da moto que leva inspirações da família R, como as superesportivas YZF-R6 e YZF-R1. De acordo com a Yamaha, toda a roupagem foi desenvolvida com alta tecnologia em túnel de vento. O para-brisa, inteiramente redesenhado, está mais arrojado e promete diminuir a turbulência ao redor da área do capacete de quem a pilota.
O resultado de todas essas mudanças foi o ganho de até 8 km/h na velocidade final da nova R3 em relação à geração anterior. A nova altura do tanque de combustível também coopera para o incremento, já que foi reduzida em 20 mm, permitindo que o piloto consiga baixar mais o tronco, reduzindo a resistência e o arrasto do vento. Ele permanece com capacidade de 14 litros.
As novas carenagens, de fato, levam a R3 para mais perto das irmãs maiores, e sugerem bons momentos na pista – além da sua já conhecida habilidade entre os carros, nas ruas. Pensando nos pilotos de fim de semana, a Yamaha também mudou o duto de ventilação para o radiador, alterando a entrada de ar e melhorando o arrefecimento do motor.
A mesa superior também foi redesenhada e agora apresenta visual similar ao da R1. O modelo traz painel 100% digital com novo layout, mais limpo, e com leitura fácil. O mostrador tem indicador de combustível, marchas, conta-giros, indicador de consumo instantâneo e médio, hodômetro total e dois parciais, relógio, indicador de troca de óleo e temperatura do líquido de arrefecimento.
Por fim, todo o sistema de iluminação foi alterado. E a nova Yamaha YZF-R3 sai de fábrica com faróis de LED.
Na parte ciclística, destaque para a nova suspensão invertida na dianteira, com 130 mm de curso. Embora não ofereça ajustes, o funcionamento das suspensões invertidas (upside-down) é mais apropriado para a pilotagem esportiva, principalmente em pista.
O motor bi cilíndrico foi mantido sem alterações e continua com 321 cc e seus bons 42 cv e 3 kgfm de torque. O câmbio tem seis velocidades.
A nova YZR-R3 estará disponível na rede de concessionárias Yamaha nesta primeira semana de agosto e terá três opções de cores. O vermelho fosco metálico (Red Velvet), o azul metálico (Racing Blue) e a Monster Energy MotoGP Edition, combinação do preto metálico com o azul brilhante, que remete à equipe da marca no Mundial de Motovelocidade.
Para as versões vermelho e azul, o preço público sugerido será de R$ 23.990, enquanto para a Monster Energy MotoGP Edition, R$ 24.490 (ambas sem frete). Todas as versões da nova R3 contam com quatro anos de garantia.
Matéria feita por Bruno Bochini Crepaldi - 8 de agosto de 2019 TEXTO: Ícaro Bedani / INFOMOTO FOTOS: Divulgação
Ref.: http://www.bestriders.com.br
Ocorreu um erro de reconhecimento de sua tela. Atualize a página.